Categories: Notícias

Computador do Google vence partida de jogo chinês Go

Não é a toa que Lee Sedol, vice-campeão mundial de Go, tem esse título. Depois de perder algumas partidas contra o computador da DeepMind, o jogador conseguiu vencer a máquina.
Para quem não se lembra, a DeepMind é uma empresa adquirida pelo Google e que tem como uma dos principais metas criar um software que seja mais poderoso que cérebro humano? Eles estão cada vez mais próximos de seu objetivo.
O seu computador é equipado com inteligência artificial e utiliza algoritmos para “aprendizagem de máquina de uso geral”, ou seja, ele não só aprende coisas novas com o passar do tempo, mas também consegue se autoensinar.
Recentemente, a companhia entrou em um torneio de Go, um jogo estratégico chinês bem antigo e que tem como premissa o uso da intuição para ganhar – e não da matemática pura, como outros games do tipo, como o cubo de Rubik ou xadrez. Com o algoritmo Alpha-Go,
O computador já havia vencido o atual tricampeão europeu de Go, Fan Hui, por 5 a 0 em um torneio-teste do jogo, antes de encarar Lee Sedol em março.
Na coletiva de imprensa pós-torneio, Lee foi ovacionado pelos presentes. Ele já havia demonstrado que estava confiante em outras entrevistas, mas provavelmente esperava que o placar tivesse sido o oposto do que foi: 1-4 para AlphaGo. Apesar disso, ele também mostrou que a competição foi ainda mais interessante.
“Ele [o computador] me fez questionar a criatividade humana. Quando vi os movimentos de AlphaGo, me perguntava se os que eu conhecia eram certos”, disse Lee durante a coletiva. “Seu estilo era diferente, e foi uma experiência tão incomum que levei um tempo para me ajustar.”
Hassabis também se pronunciou sobre o torneio, afirmando que Lee expôs uma porção de fraquezas do AlphaGo que ele posteriormente tentará endereçar.

Recent Posts

SAP detalha medidas de suporte em meio à crise climática no Rio Grande do Sul

A recente tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul mobilizou diversas empresas da…

2 horas ago

10 cursos gratuitos da IBM no Eu Capacito

A plataforma Eu Capacito, iniciativa do Instituto Itaqui, acaba de incluir cursos gratuitos da IBM em…

3 horas ago

ICQ sairá do ar após 28 anos

O ICQ anunciou o fim de suas atividades para o próximo dia 25 de junho.…

5 horas ago

Integrity Forum 2024: o futuro das empresas em meio a IA responsável

O Integrity Forum 2024, realizado pela Quality Digital em parceria com a Diligent trouxe à tona discussões sobre…

8 horas ago

Metade das organizações não tem programas de segurança para ambientes OT

Quase metade das organizações globais (49%) ainda não tem programas de segurança cibernética e de…

9 horas ago

Escolas públicas brasileiras estão mais conectadas, mas uso em sala patina

A qualidade das conexões de internet nas escolas públicas brasileiras avançou, mas o uso pedagógico…

10 horas ago