Compras mobile: empreendedores devem investir em experiência do usuário

Enquanto compras via mobile alcançam quase 90% dos consumidores, lojistas devem adaptar e-commerce para experiência em smartphones

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11:45 am - 27 de agosto de 2021
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A maioria dos consumidores realizou alguma compra em lojas online no último ano, sendo que 87% desse total utilizaram o smartphone para efetuá-la. Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Essa realidade desperta os empreendedores para a necessidade de criar ou adaptar o site de e-commerce para o ambiente mobile. “Ao acessar a loja por um celular, o consumidor não pode sentir necessidade de procurar um computador para melhorar a navegação. Qualquer atrito se transforma em possibilidade de desistência da compra”, destaca Natália Tukoff, diretora comercial e de Marketing da Yapay.

Para evitar esse cenário, ela recomenda adotar um layout adaptável ao dispositivo, o que torna o site mais intuitivo e leve, melhorando a experiência e a usabilidade.

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Outro sinal de alerta para os lojistas online é o uso de pop-ups no mobile, o que pode prejudicar a navegação. Esse artifício deve ser utilizado somente para divulgar promoções pontuais, fazendo testes antes de colocá-los no ar para identificar se não cobrem partes importantes do conteúdo do site.

Outro formato que também deve ser evitado é o interstitial, que se assemelha a um pop-up que cobre a tela inteira e obriga o usuário a clicar em um botão antes que consiga visualizar o site. No lugar, é indicado utilizar pequenos banners na parte superior.

O momento de conclusão da compra também é fundamental: o ideal é que toda transação ocorra dentro do próprio site da empresa, sem necessidade de deslocamento para preencher os dados de cobrança e entrega. Essa experiência integrada com as plataformas de pagamento é chamada de checkout transparente. Ela favorece o conforto e a confiabilidade do usuário, contribuindo para concretizar mais vendas.

Por fim, os empreendedores devem otimizar recursos para pagamentos com cartão de crédito, oferecendo teclados inteligentes e seleção automática de bandeira. “Facilite o que for possível e evite formulários extensos, solicitando apenas informações necessárias para minimizar o atrito com o consumidor e agilizar a conclusão da compra”, acrescenta a diretora comercial e de marketing da Yapay.

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