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Como você quer ser conhecido?

O diretor financeiro, é um verdadeiro solucionador de problemas, apresenta resultados muito consistentes, é cooperativo, sempre agradável com todos, contribui significativamente para o crescimento da empresa!”

“Nossa líder de vendas, é ousada na sua abordagem e conquista todos os novos negócios que lhe aparecem. No entanto, dentro da empresa, os colaboradores sofrem se algo não sai como ela quer!”

Você já percebeu que as pessoas falam assim umas das outras, inclusive de nós?

Como diz Jeff Bezos, fundador da Amazon: “Sua marca pessoal é o que dizem de você quando você não está presente”.

Que impressão você deixa nas pessoas que conhece, interage, lidera, é liderado? Administrar a sua marca pessoal de maneira consciente, estratégica e com muita responsabilidade, dá esse conhecimento!

Melhor que isso, dá credibilidade. Entre tantas habilidades que um líder precisa, talvez a mais importante seja a capacidade de conquistar a confiança das equipes, de seus pares, superiores, enfim, de todos.

Afinal, é a partir da confiança que colaboramos, compartilhamos, respeitamos, seguimos alguém! Até consideramos para outras oportunidades.

Sua marca pessoal é a memória que você deixa na mente e no coração das outras pessoas. Tudo o que você faz, o que fala, suas atitudes e ações causa impacto para aqueles que estão ao seu redor e os toca de alguma maneira.

Quanto mais positiva for essa interação, melhor será a lembrança que terão de você. Quanto mais claro, coerente e consistente, mais credibilidade você terá!

Onde começar?
Investigando, explorando, primeiro a você mesmo. Em seguida, pedindo feedback àqueles em quem você confia, e depois, o que você deseja para o seu futuro.

Conhecer bem suas forças e pontos de melhoria, as suas preferências, o que é aceitável para você, o que não é, quais são seus sonhos, o que quer alcançar, lhe darão a base para uma boa análise SWOT:

A partir deste exercício,  poderá traçar o seu plano de ação para atuar onde deseja e melhorar o que for preciso para caminhar na direção dos seus objetivos!

Comunicação
Tudo o que fazemos comunica algo. Portanto, cuidar da sua marca pessoal, em última instância, é cuidar que a sua comunicação seja o mais impecável possível, para que você seja conhecido na sua melhor versão, gerando credibilidade.

Já falamos de coerência em artigo anterior. Hoje trago clareza e constância para a reflexão.

Clareza
No passado, tínhamos ambientes concentrados e em curta distância: nossa família, nosso grupo de amigos, a empresa onde trabalhávamos, a turma do futebol ou qualquer outro hobby, alguns grupos profissionais.

Agora temos um milhão de amigos espalhados pelas redes sociais, muitos grupos profissionais, virtuais ou presenciais, conhecemos gente que vive do outro lado do mundo! Quanto mais informação temos, mais difícil se torna ter a atenção de qualquer pessoa ou grupo. Ser conhecido tomou outra dimensão.

Por isso é muito importante que nossa comunicação seja clara e assertiva.

Ter clareza dos seus objetivos e deixar que sua rede de relacionamentos saiba quem você é, o que pode fazer, o que busca alcançar, é o caminho para que você seja conhecido e reconhecido como deseja. Considere que sua rede está composta dos mais próximos aos mais distantes. Seja claro e aberto com sua família, assim como em seu posicionamento profissional online e off-line.

Se tiver dificuldades, busque ajuda profissional pois a boa comunicação é uma das competências mais buscadas, hoje e sempre. De quebra, resolve a maioria dos problemas da vida!

Constância
Por fim, para que conquistemos a confiança e a credibilidade em qualquer meio, mas principalmente nos ambientes profissionais, a constância é o terceiro pilar.

Mesmo que algumas pessoas gostem de surpresas, a repetição dos comportamentos é que cria confiança e credibilidade. Se a cada dia, uma pessoa apresenta um comportamento diferente, ninguém sabe o que esperar dela! E aí, como confiar?

Da mesma maneira ocorre quando falamos de mídias digitais. O que se publica, o que se curte, os relacionamentos que criamos tem que ser alimentados constantemente para que produzam a visibilidade necessária para que qualquer pessoa seja conhecida e reconhecida dentro de certos grupos.

Sintetizando: para que você seja conhecido de uma forma que lhe agrade e seja mais favorável aos seus objetivos, conheça-se em detalhe, trace o seu plano de desenvolvimento, e execute-o com coerência, clareza e constância.

Assim, você estará fortalecendo sua marca pessoal e certamente, colherá bons frutos pessoais e profissionais!

 

(*) Deize Andrade é estrategista de Imagem e Marca Pessoal e colunista do IT Fórum 365

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