Notícias

Como uma visão forte pode guiá-lo por uma liderança mais clara e bem-sucedida durante a crise

Desde meados de março, companhias no mundo inteiro precisaram se reinventar e líderes foram colocados à prova. Com medidas de isolamento, redução da força de trabalho, bloqueio de tráfegos, além de outras consequências geradas pela pandemia do novo coronavírus, líderes tiveram que rever suas estruturas de negócios e dinâmicas de trabalho.

Para o escritor Michael Hyatt, a visão de uma organização é essencial para uma liderança bem-sucedida e suas orientações podem ajudar líderes nesse processo de reestruturação.

Atualmente, Hyatt atua como fundador e CEO da empresa de desenvolvimento de liderança Michael Hyatt & Company, que cresceu 60% ano a ano nos últimos quatro anos.

Marcel Schwantes, fundador e CHRO da Leadership from the Core, conta em seu artigo para o site Inc sobre a conversa que teve com o escritor durante o podcast Love in Action. No episódio, Hyatt contou sobre o conceito de Visão e sobre seu novo livro The Vision Driven Leader.

Segundo o artigo, Hyatt define a visão como uma imagem inspiradora, clara, prática e atraente do futuro da sua organização, 3 a 5 anos depois. Como líder ou fundador, sem visão, você não está liderando – está gerenciando. Liderar sem visão é votar para manter o status quo, diz.

Por que você precisa de uma visão forte?

  • A visão lhe dá confiança. Se você está liderando uma equipe, está em uma jornada, levando-a a algum lugar, mas se você não sabe para onde está indo, aparece como hesitação ou insegurança. A visão permite que você saiba para onde está indo e oferece confiança para levar sua equipe até lá;
  • A visão acelera seu momento. É muito mais fácil e rápido criar algo quando você tem tempo para definir a vitória e pintar a imagem de como será o produto final;
  • Uma visão clara diferencia oportunidades e distrações. Quanto mais bem sucedido você se torna, mais importante é esse aspeto, pois o sucesso atrai oportunidades. Mas muito do que virá será distração disfarçada de oportunidades, e a visão o ajudará a conhecer a diferença;
  • A visão impulsiona a execução e reduz a sobrecarga. Todos nós temos mais o que fazer, mas algumas dessas tarefas contribuem para a Visão e outras são apenas trabalhosas. Uma visão clara ajuda a alinhar sua organização e garante que você esteja dirigindo para o caminho do sucesso;
  • Uma visão clara ajuda a atrair os companheiros certos e a repelir os errados. As pessoas são atraídas por uma visão clara e, embora nem todos concordem com a sua visão, quando você tem as corretas a bordo, fará toda a diferença.

Em The Vision Driven Leader, Hyatt orienta os leitores no processo de elaboração de uma Visão clara e convincente – o que ele chama de Script da Visão.

Então, como você escreve uma visão forte e consistente? O script, de acordo com Hyatt, guia os líderes no processo de elaboração e escrita da Visão, a partir da resposta das seguintes perguntas:

  • O que você quer? Se você pode avançar 3-5 anos, onde você quer estar? Pense em termos de sua equipe, seus produtos, suas vendas e marketing e seu impacto;
  • Ele está claro? Você tem uma boa noção da direção que está seguindo e é explícita e concreta o suficiente para sua equipe seguir?;
  • Ele inspira? Para que uma visão seja eficaz, ela deve ser poderosa o suficiente para afastar a complacência e substituí-la pela motivação para agir. Sua visão inspirará sua equipe?;
  • O scritp é prático? É aqui que você se familiarizará com a estratégia de elaboração, definição de metas, divisão dessas metas em próximas etapas significativas e contratação para sua visão;
  • Você pode vendê-lo? Você precisa ter certeza de que você pode trazer outras pessoas a bordo – a partir de sua equipe direta, seu chefe ou seu conselho, a empresa de forma mais ampla, e aqueles fora da empresa, se necessário.

Schwantes finaliza seu artigo destacando a citação do livro de Hyatt: “Uma visão não é uma garantia. Muitas visões fracassam. Mas não ter visão é uma garantia de fracasso”.

Recent Posts

76% dos CMOs afirmam que a IA mudará o modo de fazer Marketing

A pandemia foi um divisor de águas para o marketing. Com o isolamento social, muitas…

2 horas ago

Empresa de IA de Elon Musk levanta US$ 6 bi em investimentos

A empresa de inteligência artificial (IA) liderada por Elon Musk, xAI, recebeu um aporte financeiro…

3 horas ago

OpenAI revê políticas após controvérsias internas

Na última quarta-feira, executivos da OpenAI, incluindo o CEO Sam Altman, responderam a perguntas sobre…

5 horas ago

Estudo comprova: inovação e digitalização melhoram eficiência operacional

Um estudo divulgado recentemente pela Meta (a empresa brasileira de tecnologia, não a holding de…

7 horas ago

Abradisti: revendas crescem, mas distribuidores perdem 10% do faturamento em 2023

A Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação, a Abradisti, anunciou recentemente – durante…

8 horas ago

Skyone anuncia joint venture com a Faitec mirando setor de hotelaria

A Skyone e a Faitec Tecnologia anunciaram no fim da última semana a formação de…

9 horas ago