Como tornar sua empresa o lugar mais incrível para trabalhar?
A geração millenium está transformando os locais de trabalho atuais. Essa geração, que valoriza sobremaneira a qualidade de vida, não quer trabalhar tantas horas e prefere usar suas tecnologias no ambiente profissional, além de demandar ambientes internos para momentos de descontração. Com a guerra crescente por talentos, muitos líderes estão transformando seus negócios para atrair essa geração digital para suas companhias.
Estudo recente da IBM vai além e sugere que não apenas os jovens querem autonomia, flexibilidade e um ambiente de trabalho excelente que impulsiona a criatividade a sensação de que cada um faz a diferença, mas os mais maduros também.
Profissionais mais maduros precisam de talentos digitais de vinte e poucos anos. Eles precisam de um conjunto de competências em áreas como propriedade de produto, design centrado no cliente e governança para acelerar suas estratégias digitais. E o desenvolvimento dessas competências, na visão de Martin Gill, vice-presidente e principal analista da Forrester de EBusiness e canais, exige uma equipe diversificada.
Diante desse cenário, líderes digitais estão percebendo que precisam oferecer mais do que apenas um bom salário para reter talentos. Gill lista três caminhos que as empresas podem tomar para transformar o ambiente de trabalho no lugar mais incrível.
1. Autonomia leva a motivação e inspiração
O livro Drive, de Daniel Pink, introduz o conceito de que as pessoas são motivadas internamente para ser brilhantes, e a combinação certa de autonomia, domínio e propósito motiva as pessoas muito mais do que fatores externos como pagamento.
O Google, por exemplo, concede aos seus colaboradores um dia por semana para inovar. A varejista de moda River Island também incentiva a colaboração aberta um dia por mês em suas ” Moonshot Mondays”, permitindo que seus empregados inovem da forma que desejarem.
2. Um ambiente de trabalho progressivo incentiva a colaboração
Ambientes de trabalho são um forte sinal da cultura corporativa. Mas transformar o espaço de trabalho vai além de expor alguns cartazes motivacionais e contar com uma mesa divertida. A agência norueguesa Ceruna gastou tempo e energia projetando um ambiente que incentivasse a colaboração aberta entre as equipes da agência e dos clientes, fornecendo espaço para inovar.
3. Falar e ouvir gera confiança
Eric Richard, vice-presidente de engenharia da automação da empresa de marketing HubSpot, promove uma comunicação aberta com os empregados em todos os níveis, e usa um blog interno para reforçar a mensagem.
Mas a comunicação é um processo de duas vias, como já sabemos, por isso, pratique-a.
E, você, tem bons exemplo de como atrair e reter bons talentos?