Como tirar a digitalização do setor de construção da gaveta?

Trazer mais eficiência e produtividade para um setor que responde por uma boa parte do PIB global é um imperativo pós-pandemia

Author Photo
5:50 pm - 26 de agosto de 2020
digitalização construção Smart civil architect engineer inspecting and working outdoors building side with blueprints. engineering and architecture concept.

Como fazer empresas gigantes consolidadas mudarem o rumo não é alto simples. No entanto, a realidade apresentada pelo contexto atual tornou palavras como digitalização, transformação e inovação aberta em verdadeiros imperativos em setores tradicionais, como o da construção civil.

Um dos desafios dos gestores nessa área é trazer um senso prático para os projetos estudados. Uma das ações que não pode mais esperar é a transformação digital, nas mais diversas áreas. “A questão da digitalização do setor de construção já é histórica. Como trazer mais eficiência e produtividade por um setor que responde por boa parte do PIB global”, comenta Conrado Rabelo, head do iCON Hub.

A iniciativa surgiu como uma uma forma de fomentar inovação em construção civil e foi criado pelo SindusCon-SP em parceria com a Neo Ventures. O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina, com mais de 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção localizadas no Estado de São Paulo.

Leia também: Como profissionais de TI podem lidar com o burnout no meio da pandemia?

Segundo Rabelo, que ajudou a criar e estruturar o hub, a pandemia acelerou alguns passos no mundo da construção e trouxe iniciativas que pregam maior abertura nos processos de inovação. “Nesse momento de certo caos, se percebe a importância que a digitalização de fato tem”, explica.

Tirando a inovação da gaveta

Atualmente, o hub conta com sete empresas mantenedoras e trabalha com soluções para os negócios de cada uma delas. A política é manter os projetos abertos, para que a inovação seja compartilhada. Ou seja, é hora de apostar na interdependência, que pode beneficiar o ecossistema como um todo. segundo o head do iCON Hub.

“Para a gente não engavetar mais, o que a gente mais faz dentro do setor é engavetar projeto. Se discute se tem relevância, se tem uma série de benefícios. Mas, quando a gente senta no escritório, é tanto problema que tem que ser resolvido hoje que a hora que der tempo a gente olha para esse projeto. E, muitas vezes, nunca dá tempo”.

Confira mais entrevistas com líderes e especialistas em inovação e transformação digital no canal do YouTube do IT Forum 365.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.