Estratégia digital: como a tecnologia está ajudando o Real Madrid

Author Photo
9:46 am - 25 de agosto de 2017

Com a temporada 2017-2018 já em andamento, muitos estão se perguntando se o Real Madrid defenderá com sucesso a coroa de maior vencedor da Liga dos Campeões da UEFA. Enquanto isso, seu grande rival, o Barcelona, parece ainda estar assimilando a saída do atacante brasileiro Neymar, que assinou recentemente com o Paris Saint-Germain, da França. A rivalidade entre os dois clubes espanhóis nos gramados é lendária, mas outro ponto de discussão é a vitória fora do campo do Real Madrid na última temporada.

Esqueça títulos de campeonatos. A nova moeda no futebol está aumentando para uma base de fãs global à medida que a transformação digital do esporte aumenta. Qualquer pessoa desinteressada no esporte ou desconfiada sobre os benefícios tangíveis que a estratégia digital correta pode oferecer, só precisa olhar para os números.

O Real Madrid atingiu 1,6 bilhão de visualizações de seus vídeos no início deste ano. Além disso, comemorou uma vitória digital após superar o Barcelona e tornar-se o primeiro clube de futebol do mundo a alcançar 100 milhões de curtidas no Facebook. Como resultado, o marketing digital é cada vez mais visto como um dos jogadores mais valiosos em qualquer clube de futebol.

A estratégia digital do Real Madrid

No início deste ano, a equipe de social media do Real Madrid contou com a ajuda da Real Ventures, empresa de estratégia digital, e agora o clube é de fato uma mídia e organização esportiva. Um excelente exemplo é a recente turnê de verão do Real, que aconteceu mais para se aproximar de uma base global de fãs de US$ 500 milhões do que adicionar a International Champions Cup à sua sala de troféus. O belo jogo está evoluindo e, depois de anos, começa-se a compreender o valor que uma estratégia digital pode fornecer a um clube de futebol.

Ironicamente, o que foi visto como um desperdício de tempo e dinheiro há alguns anos agora é considerado um importante gerador de receitas para o esporte. Quem teria pensado que o envolvimento com seus fãs poderia ser tão lucrativo? A realidade é que a grande maioria dos fãs não pode ir ao Estádio Santiago Bernabeu. Então, por que não criar um estádio virtual disponível em uma infinidade de dispositivos?

Atualmente, o Real Madrid se envolve com seus fãs criando relações digitais em 15 canais. O clube também se aliou recentemente à Microsoft para continuar seu crescimento digital, alcançando e monetizando o engajamento. A notícia recente de que Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro homem a conquistar 100 milhões de seguidores do Instagram destaca como as estrelas do futebol são igualmente importantes do campo como influenciadores para seus clubes.

Os fãs de futebol terão de esperar até 20 de dezembro para o próximo jogo clássico entre Real Madrid e Barcelona. Mas, à medida que a transformação digital aumenta, talvez haja mais do que alguns gols marcados e vitórias garantidas também.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.