Como serão os próximos 50 anos no universo da tecnologia?

Estudo da Intel mostrou como as pessoas enxergam o futuro e a conclusão é surpreendente

Author Photo
9:55 am - 12 de setembro de 2018

As pessoas estão empolgadas com o futuro que a tecnologia reserva, mas 40% dos entrevistados por uma pesquisa feita pela Intel acreditam que as tecnologias emergentes introduzirão tanto soluções quanto novos problemas nos próximos 50 anos. A pesquisa, realizada pela empresa de pesquisa PSB, ouviu mil consumidores nos Estados Unidos para determinar as percepções prevalentes a respeito do futuro da tecnologia.

Mesmo que façam previsões sobre novas tecnologias, os consumidores se interessam mais por aquelas com que se sentem mais familiarizados. A pesquisa revelou que os consumidores esperam confiar mais em smartphones (87%) no futuro. Eles também classificam os PCs (84%) e tecnologias para casas inteligentes (84%) entre as tecnologias que serão mais importantes nos próximos 50 anos.

Entre as tecnologias emergentes, os consumidores relataram estar mais entusiasmados com as que podem trazer melhorias para a saúde, incluindo medicina genômica (39%) e materiais artificiais para transplante de órgãos ou tecidos (26%), além de energias renováveis (36%).

Inteligência artificial

A inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) foi especialmente bem avaliada pela geração do Milênio e por pais por conta da possibilidade de ajudá-los em seus cotidianos:

  • 51% dos pais esperam que a IA eleve a qualidade de vida, melhorando e automatizando tarefas diárias, em comparação com a parcela de apenas 38% dos entrevistados sem filhos.
  • Os pais estão mais animados do que aqueles que não são pais com o potencial da IA para ajudar nas tarefas humanas (46% contra 39%) e prever as necessidades (42% contra 30%).

No entanto, muitos consumidores não reconhecem o papel que AI já está desempenhando em suas vidas. Apesar da proliferação dos assistentes de voz, algoritmos preditivos e outras aplicações comuns de AI, mais de um terço (36%) dos consumidores pensa ainda não possuir nenhuma tecnologia que use AI.

Um mundo de conexões

Embora a maioria dos consumidores dependa fortemente da tecnologia para manter contato com amigos e a família (53%), muitos entrevistados relataram temer o fato de as pessoas desenvolverem uma dependência tecnológica excessiva e passar menos tempo interagindo uns com os outros (56%).

Além disso, 37% dos consumidores e 38% das elites tecnológicas estão preocupados com o fato de as pessoas poderem se isolar umas das outras ao usar a tecnologia.

Apesar dessa ansiedade, os consumidores estão animados com as tecnologias emergentes com potencial para ajudar a unir as pessoas e liberar mais tempo para conexões, tais como as redes de 5G e tecnologias para casas inteligentes:

  • Uma parcela significativa de 61% dos consumidores está um pouco ou muito animada com o potencial de comunicação 5G. A geração do Milênio, em particular, é a mais otimista com o futuro do 5G, com 45% dizendo que a tecnologia aproximará as pessoas, ajudando-as a se manter sempre conectadas, em oposição a 35% dos entrevistados com idade de 35 anos ou mais.
  • Hoje, apenas 18% dos consumidores usam fortemente a tecnologia para gerenciar suas casas, mas 69% pretendem fazê-lo dentro de 50 anos.

Confira o resumo no infográfico abaixo.

BR next 50 years future family infographic Preview

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.