Como selecionar o dispositivo IoT certo ou sensores para sua empresa

Para aumentar a eficiência e atingir os objetivos, considere cinco fatores importantes para garantir que você tenha os dispositivos certos

Author Photo
2:00 pm - 16 de dezembro de 2021

A tecnologia IoT está florescendo a uma velocidade vertiginosa e provou fornecer oportunidades sem precedentes para empresas de todos os tamanhos. Estima-se que até 2030, cerca de 50 bilhões de dispositivos IoT estarão em uso em todo o mundo. Com a tecnologia IoT, as empresas estão entrando em um mundo onde as operações são tratadas remotamente com dados em tempo real.

De outras aplicações da tecnologia IoT, os dispositivos e sensores IoT ajudam empresas de todos os tamanhos a economizar nas contas de serviços públicos de depósitos/escritórios e gerenciar as operações com mais eficiência. Por exemplo, os sensores IoT podem medir a ocupação das salas a qualquer momento e gerenciar as luzes ou programar o termostato de acordo para minimizar o uso de energia. Os sensores IoT coletam uma ampla variedade de informações de produtos ou ativos, como localização e status de condição de temperatura, umidade, etc., usados na cadeia de suprimentos. Dispositivos e sensores de IoT fornecem insights para ajudar as empresas a compreender o estado futuro e em tempo real de seus produtos ou ativos.

As empresas estão cientes de que dispositivos ou sensores IoT podem trazer maior lucratividade para suas operações. Mas muitos lutam para selecionar o dispositivo ou sensor IoT correto que atenda às suas necessidades específicas.

Selecionar o dispositivo IoT ou sensores corretos pode ajudar as empresas a aumentar a eficiência e atingir os objetivos rapidamente. Então, vamos entender os fatores a serem considerados ao escolher dispositivos ou sensores IoT para garantir que você aplique os dispositivos certos ao aplicativo certo.

Precisão

Como qualquer outro dispositivo convencional, a precisão do dispositivo IoT ou sensor é importante para garantir o uso eficiente do dispositivo em um local específico. O dispositivo ou sensor IoT deve ser capaz de rastrear as informações necessárias com precisão. Por exemplo, sensores que coletam dados de temperatura/condição em tempo real podem funcionar maravilhosamente para uma empresa de biotecnologia que precisa monitorar de perto materiais biomédicos sensíveis à temperatura. As empresas devem considerar a precisão e o desempenho do dispositivo ou sensor IoT para garantir que até mesmo situações como pequenas mudanças de temperatura sejam capturadas e acionem alertas.

Custo

Medir o custo dos dispositivos ou sensores IoT em relação ao retorno do investimento é um aspecto importante da tomada de decisão. As empresas devem considerar fatores como capacidade de reutilização, escala ou alcance oferecido, infraestrutura necessária para a implantação de dispositivos ou sensores IoT e cumprimento do orçamento estipulado. A administração de dispositivos IoT também aumenta o custo, portanto, dispositivos fáceis de usar e manter podem ajudar a melhorar o ROI.

Segurança

Os dispositivos IoT conectados a redes corporativas são vulneráveis a uma série de ameaças à segurança. É imperativo que as empresas entendam os pontos de conexão do dispositivo ou sensor IoT antes de incorporá-lo às operações de negócios. A segurança é comprometida muitas vezes porque os usuários finais não estão cientes das conexões que um dispositivo ou sensor IoT estabelece no ecossistema IoT. Portanto, as empresas devem pesquisar e verificar o padrão de segurança do dispositivo ou sensor antes de incorporá-lo ao negócio.

Longevidade

Se um sensor IoT pode ser usado por muitos anos é uma consideração importante. Além disso, determinar se o dispositivo é universal em sua aplicação nos processos de negócios também é importante. Os dispositivos IoT podem ser implantados por um longo tempo e mantidos remotamente, portanto, é importante conhecer o ciclo de vida do desempenho ao longo do tempo e à medida que o dispositivo envelhece em um ambiente em mudança. O desempenho reduzido dos dispositivos pode resultar em grandes perdas em situações em que, por exemplo, dispositivos ou sensores monitoram produtos sensíveis à temperatura que são transportados em uma cadeia de abastecimento. Portanto, deve-se considerar o investimento em sensores IoT que tenham uma vida útil mais longa.

Conectividade

Em um ecossistema de IoT, a conectividade é um componente crucial. As redes IoT usam uma ampla variedade de protocolos de comunicação diferentes, incluindo protocolos de curto alcance (como ZigBee, Bluetooth, Wi-Fi); redes móveis; ou protocolos de rádio de longo alcance (como LoRa, NFC). Assim, os dispositivos ou sensores IoT devem ser capazes de se conectar e oferecer suporte a esses e outros protocolos de comunicação.

O processo de adoção de IoT em seu negócio pode ser assustador, as plataformas de IoT tornam o processo de seleção de dispositivos fácil, com base nas necessidades específicas de uma organização, e reduzem o tempo de desenvolvimento. Plataformas IoT, provedores de serviços e parceiros de integração ajudam as empresas a construir conectividade IoT e gerenciar dispositivos IoT de forma eficiente. Os dispositivos IoT certos são determinados por meio de uma avaliação com especialistas em soluções, identificando as deficiências das condições operacionais atuais e administrando os dispositivos IoT remotamente. Alguns casos de uso de sensores IoT e dispositivos de monitoramento incorporados em soluções IoT são rastreamento de ativos, detecção de porta ou janela, monitoramento e conservação de energia, etc.

Plataformas como Cubica PropSight e Particle podem rastrear, monitorar e gerenciar vários dispositivos IoT a partir de um único painel. Os dados em tempo real capturados de dispositivos IoT podem ser acessados por meio de um painel de controle de um aplicativo de telefone móvel, computador ou tablet.

As plataformas IoT também utilizam protocolos de comunicação, como Long Range (LoRa) WAN, Bluetooth (BLE), Near Field Communication (NFC), etc., para transmitir dados de um dispositivo IoT de detecção para outro e para a Internet. Por exemplo, as empresas utilizam os sensores Bluetooth da Cubica para trocar dados entre locais fixos e móveis em distâncias curtas.

Conclusão

Os dispositivos IoT provaram trazer mudanças impactantes em muitos aspectos das operações de negócios. A capacidade dos dispositivos de se comunicarem com uma rede centralizada ajuda na coleta de dados e na localização de insights. O aumento no número de dispositivos IoT no mercado impulsionará a inovação e a competição nas empresas. A adoção de dispositivos IoT para atender a necessidades específicas de negócios pode às vezes ser complicada, portanto, as plataformas IoT podem ajudar a tornar a transição fácil e tranquila. As plataformas IoT oferecem integrações IoT seguras para construir e conectar dispositivos IoT e são amplamente utilizadas em vários negócios.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.