Como resolver problemas do mundo real na infraestrutura de rede com VR?

A visão sobre-humana pode ajudar alguém a ser um melhor gerente de TI? Visão de raio X pode melhorar a maneira de administrar sua infraestrutura de cabeamento? Segundo a CommScope, sim. A empresa apresentou recursos de realidade aumentada (VR, na sigla em inglês) com sua solução de gerenciamento de infraestrutura automatizado imVision que permitirão em breve aos clientes que “visualizem” o que está acontecendo em suas redes locais.

A CommScope acredita que há inúmeras vantagens em incorporar realidade aumentada à solução imVision. Como parte de uma recente avaliação de tecnologia, a CommScope colaborou com a Joinpad no desenvolvimento de vários protótipos funcionais de RA com base em casos de uso que normalmente são executados durante tarefas de administração de cabeamento.

s tarefas incluíram a implementação de movimentos/adições/alterações, resolução de problemas de conectividade de cabeamento e o trabalho de manutenção na infraestrutura de cabeamento no teto. Os protótipos de aplicativos, que funcionam em dispositivos móveis e em óculos inteligentes, permitem que os usuários vejam os benefícios da tecnologia RA em primeira mão.

A solução baseada em software imVision já permite que os gerentes de TI monitorem e controlem todos os aspectos de sua infraestrutura de rede, incluindo rastrear uma porta de switch e resolver problemas de conectividade em questão de minutos, o que antes levava horas ou dias. Localizada em um datacenter ou gabinete de TI, a solução imVision pode mostrar remotamente onde as portas estão localizadas e como estão conectadas ao local principal. Porém, mesmo com essas informações, os usuários podem não conseguir ver fisicamente as informações da porta ou a conexão real se elas estiverem no teto ou atrás de paredes.

“O que começou como uma aplicação para jogos e entretenimento entrou agora no mundo dos negócios, e as organizações começam a ver o valor que a RA pode trazer para vários setores”, destaca Sergio Uribe, especialista responsável pela ferramenta imVision, da CommScope, na América Latina e Caribe. “Juntar RA com infraestrutura inteligente para ‘ver’ cabos e conexões atrás de paredes e no teto é apenas o primeiro dos vários usos nos quais acreditamos que nossos clientes verão valor.”

Além disso, existem várias aplicações práticas para a RA, pois 40% das organizações que usam ou testam essa tecnologia descobrem que ela vai além das suas expectativas, segundo dados do Gartner que fazem parte do relatório Top 10 Strategic Technology Trends for 2018. A CommScope continuará trabalhando com os clientes para identificar outras formas de usar a RA para ajudar a gerenciar a infraestrutura física de maneira eficiente e eficaz.

Recent Posts

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

23 minutos ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

1 hora ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

2 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

3 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

4 horas ago

Körber Supply Chain: Brasil moderniza cadeia de suprimentos ao ver escassez de mão de obra

A história de Hélcio Lenz e da Körber Supply Chain poderia ser resumida como Efeito…

5 horas ago