Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Como promover a inovação de produtos de sua empresa?

m tempos onde o consumidor está cada vez mais exigente, cabe às empresas a missão de se reinventar constantemente e corresponder às expectativas

Rodrigo Granja
13:04 pm - 05 de abril de 2020

Se existe algum tipo de unanimidade entre os especialistas do meio, é que o mercado comercial se encontra em uma grande onda de mudanças frequentes. Seja em consequência dos avanços tecnológicos ou pela adoção de novas mentalidades por parte da população, a realidade para as marcas é uma só: para sobreviver em um segmento, é necessário se destacar entre os demais. Existe algum tipo de fórmula mágica para se atingir esse patamar tão desejado? A resposta é negativa, afinal, o cotidiano empresarial oferece uma série de peculiaridades. Mas sem dúvidas, a inovação de produtos surge como uma alternativa a ser considerada.

No último ano, em uma pesquisa publicada pela Nielsen Brasil, constatou-se que cerca de 95% dos brasileiros não possuem apego a produtos, lojas ou marcas. Isso pode estar diretamente ligado à falta de sensibilidade das organizações quanto ao processo de fidelização dos clientes. Afinal, a qualidade precisa caminhar de mãos dadas com a novidade, e somente assim se poderá consolidar uma base satisfatório de consumidores.

Pensando nisso, preparei um artigo completo sobre alguns tópicos determinantes na busca pela obtenção de um produto diferenciado. Acompanhe!

Descubra sua identidade cultural

Inovar também é sinônimo de se manter em harmonia com as tendências culturais do cenário em que se está inserido. Por exemplo, uma companhia que pouco se preocupa com a realidade social ao seu redor e as movimentações de seu público-alvo, terá muito mais dificuldade de se estabelecer no mercado. Um estudo realizado através do projeto “O Impacto da Cultura”, idealizado por um grupo de redes sociais, indicou que os consumidores preferem marcas que se conectam à cultura local.

Compreender a forma que a persona pensa e enxerga o mundo é o ponto de partida para formular estratégias capazes de destacar sua marca em um meio extremamente competitivo. Hoje em dia, é impossível se distanciar do que se passa no país, e se manter alheio às implicações sociais é flertar com um ostracismo desnecessário.

Ser diferente não basta

É comum achar que basta aderir à uma nova abordagem de determinado produto que o sucesso será inevitável, mas na prática, isso não é garantia. Trata-se de utilizar de modificações nos atributos dos bens a fim de mudar a concepção do público-alvo sobre eles. Nesse sentido, existem algumas variações do conceito.

Por exemplo, um produto tecnologicamente aprimorado, que proporciona benefícios únicos, resultantes de seu alcance técnico, configura em um diferencial importante e que pode alavancar um novo status mercadológico. Aperfeiçoar o desempenho de um item já existente por meio de mudanças na matéria-prima é outro caminho seguido com frequência.

Inovação se dá na experiência

Supondo que a empresa tenha conseguido apresentar um produto inovador. Isso será suficiente para potencializar as vendas e impulsionar o negócio? E a jornada até o cliente adquirir o item oferecido? No relatório Digital Trends divulgado no ano passado, sob tutela da Adobe em parceria com a Econsultancy, a ideia de Customer Experience aparece como um componente decisivo para o desenvolvimento das marcas e sua relação com os leads.

A evolução tecnológica abriu espaço para o crescimento das organizações em diversas frentes, e a interatividade digital pode protagonizar a adoção do Customer Experience como método de fidelização. Desde o primeiro diálogo até o interesse expresso de realizar a compra, cada etapa tem seu peso e exige um olhar estratégico por parte das empresas.

Encerro esse texto recordando a necessidade de se reinventar enquanto marca, facilitando o processo de criação e/ou aprimoramento de produtos inovadores, em todos os sentidos. Espero que esse artigo seja de grande valia para você e sua empresa!

*Rodrigo Granja é Innovation Partner na LogiThink

Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados