Como o Pinterest está aplicando IA para revolucionar as compras e o varejo

Rede social está alavancando tecnologia alimentada por bilhões de imagens, estimulando o consumo de produtos a partir de sua plataforma

Author Photo
8:38 am - 02 de outubro de 2019

A Pinterest quer revolucionar a maneira como as pessoas compram online.  A companhia está alavancando a sua tecnologia de inteligência artificial (IA), alimentada por bilhões de imagens, para estimular o consumo de produtos vistos na plataforma e expandir sua base de usuários.

Segundo a companhia, o seu sistema de IA é capaz de identificar com precisão mais de 2,5 bilhões de objetos em fotos de moda e decoração. Centenas de milhões desses objetos podem ser adquiridos em lojas online, o que significa que os usuários podem clicar em um item – ou em uma recomendação semelhante – e comprá-lo no site da marca.

Por exemplo, os usuários que procuram inspiração para decoração podem encontrar em uma foto publicada no Pinterest luminárias de seu interesse. Por meio da inteligência artificial, a plataforma consegue identificar automaticamente o objeto, fornecer o link dos varejistas que as vendem e mostrar imagens de produtos semelhantes que podem ser adquiridos.

“As pessoas vêm ao Pinterest com intenção de fazer compras e, muitas vezes, no passado, tinham que sair do Pinterest para encontrar o item”, explica Jeremy King, novo chefe de engenharia da empresa. “Agora, estamos facilitando o acesso ao varejista.”

A rede social, fundada em 2010, reforçou a sua tecnologia de reconhecimento de objetos com a aquisição da VisualGraph em 2014. Desde então, os algoritmos da empresa vêm melhorando gradualmente. Com a capacidade de identificar mais objetos, a plataforma pode mostrar mais recomendações de compra aos usuários. Essa medida pode ser fundamental para ajudar os anunciantes a entender melhor o retorno do investimento.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.