Categories: Notícias

Como o Netflix gerencia a segurança na era do DevOps

Na Netflix, os engenheiros de software escrevem milhares de código por dia. Para manter esse ritmo, a empresa de streaming de mídia usa uma metodologia de desenvolvimento de software que promove estreita colaboração entre engenheiros e implantação de produtos, chamada DevOps.

É um ritmo de desenvolvimento que não é recomendado para os fracos de coração, especialmente quando se trata de segurança. A Netflix tem mais de 62 milhões de assinantes em todo o mundo para proteger e a maioria dos profissionais de segurança vê DevOps como uma grande ameaça, disse ao jornal The Wall Street Journal, Gene Kim coautor de um livro sobre o assunto chamado O Projeto Phoenix. Mas empresas como a Netflix estão usando automação e outras abordagens para mitigar riscos potenciais à segurança, mas mantendo a velocidade.

É um problema que Jason Chan teve de lutar quando começou a trabalhar na Netflix em abril de 2011 como arquiteto de segurança em nuvem. Na época, o ambiente de TI estava começando a ficar muito grande e a empresa crescendo rapidamente.

Segundo ele, a única forma realista de manter a segurança em um ambiente que crescia tão rapidamente e muda tão rapidamente, era torná-lo automatizado, afirmou Chan, que agora é diretor de engenharia de segurança na nuvem da empresa.

A companhia agregou desde então uma variedade de ferramentas de segurança, como Security Monkey, Scumblr e uma operação integrada de defesa, que automatiza a localização de contas comprometidas e incidentes de segurança.

O Security Monkey é um plataforma que o Netflix construiu e tornou open source em junho de 2014, que olha internamente as configurações de segurança. Os sistemas da NetFlix operam na infraestrutura Amazon Web Services (AWS) e a ferramenta monitora continuamente e segue as configurações de segurança da AWS. Ele tem um sistema de regras que avisa a companhia sobre quando as coisas mudam e alguém precisa de olhar para ele.

Com essa abordagem integrada, baseada nos três pilares, a empresa conseguiu aprimorar a segurança e ainda promover rápido desenvolvimento de tecnologias, em linha com as exigências do mercado.

Recent Posts

Mais da metade dos ataques contra empresas no Brasil em 2023 usaram IA generativa

Apesar de uma redução no número total de ataques cibernéticos no Brasil entre 2022 e…

5 minutos ago

Atos faz upgrade de sistema de geoprocessamento da Cemig

A Atos anunciou essa semana a conclusão de um projeto de modernização do sistema de…

1 hora ago

Tecnologia espacial da Embrapa vai mapear aquicultura no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma tecnologia de imagem por satélite…

2 horas ago

Parceiros Nutanix estão animados com oportunidades de negócios geradas após movimentações do mercado

A Nutanix, fornecedora de soluções hiperconvergentes, tem como seu modelo de negócios a venda via…

2 horas ago

A governança de dados como pilar fundamental nas organizações

A era da informação trouxe consigo um volume exponencial de dados, que se tornaram o…

3 horas ago

Deal compra controle da portuguesa Sysvision para ampliar internacionalização

A consultoria brasileira Deal anunciou essa semana a compra do controle da portuguesa Sysvision, multinacional…

3 horas ago