Como o isolamento social impactou os padrões de uso da Internet no Brasil e no mundo?

Pesquisa identificou aumento de 25% para 35% no tráfego da internet em meados de março. Aumento no uso de VPN e videoconferências reforçam amostra

Author Photo
2:21 pm - 19 de maio de 2020

A pandemia da Covid-19 causou uma mudança global sem precedentes para o trabalho remoto e aprendizado on-line. Essa adaptação massiva refletiu em uma mudança proporcional nos padrões de uso da Internet. Segundo levantamento da Netscout, que analisou os padrões recentes de tráfego em todo o mundo, houve “um aumento instantâneo de 25% a 35% no tráfego da Internet” em meados de março, quando empresas e pessoas do mundo todo respondiam às medidas de isolamento social.

“Você pode estar pensando que um salto de 25% a 35% não é muito, mas tenha em mente algumas coisas. Primeiro, essa é uma média mundial aproximada dos dados que recebemos. Segundo, em alguns casos, esses aumentos percentuais ocorreram em redes que operam de dezenas a centenas de terabits por segundo”, disse Tom Bienkowski, Diretor de Marketing de Produtos da Netscout.

“E, por último, a média foi impactada por variações no crescimento do tráfego entre os provedores de serviços de Internet (ISPs) – provavelmente um reflexo das variações geográficas no impacto da pandemia”, complementa.

Como são os novos padrões de tráfego? Para descobrir, Bienkowski e sua equipe conversaram com vários clientes do Netscout Arbor Sightline para que compartilhassem dados da implantação de políticas de trabalho remotas.

Impacto

Nos Estados Unidos houve um aumento médio de tráfego de aproximadamente 25% em meados de março. Este permaneceu um aumento sustentado. Tendências semelhantes ocorreram em todo o mundo. Por exemplo, uma análise do tráfego de 20 ISPs na América Latina “mostra alguns números surpreendentes dos cinco países com a maior porcentagem de crescimento”, segundo relatório apresentado por Bienkowski.

Já o México teve um crescimento de 73% e a Argentina de 60%. Eles foram seguidos pelo Brasil com um aumento de 35%; Chile, 20% e Columbia, 13%. Na região da Ásia-Pacífico, três ISPs da China citaram um crescimento total do tráfego de 30%; 54%; e 80%, respectivamente, enquanto um ISP japonês disse à Netscout que “o tráfego aumentou rapidamente em torno de 30% após 1º de fevereiro”. Na Tailândia e Laos, o aumento foi de 10% a 15%.

Enquanto isso, um provedor de serviços de Internet em Taiwan disse à Netscout que “não houve aumento dramático com o uso constante do tráfego”. O ISP atribuiu isso ao fato de que Taiwan não estava sob medidas de isolamento social até o momento da pesquisa e a maioria das pessoas ainda estava trabalhando normalmente, disse Bienkowski.

O diretor conta que um ISP da Coréia do Sul indicou que o tráfego aumentou aproximadamente 20%, à medida que o número de infecções aumentou no final de fevereiro. Então, no final de março, depois que o governo implementou programas de distanciamento social, esse tráfego caiu 10%, no entanto, foi 10% maior que no início de fevereiro.

VPNs

A tecnologia de rede virtual privada (VPN) é crucial para dar aos funcionários remotos acesso a recursos corporativos, e vários ISPs dos EUA relataram “um padrão impressionante de picos na semana de trabalho e vales de fim de semana … consistente com dados de todos os EUA e do resto do mundo”, disse ele. Vários ISPs dos EUA relataram um aumento no tráfego da VPN entre 60% e 90%. “O notável declínio no uso no fim de semana deixa bem claro que esse tráfego se deve a atividades de trabalho/aprendizado em casa”, de acordo com Bienkowski.

Esse mesmo fenômeno de tráfego ocorreu em todo o mundo. Por exemplo, na América Latina, um ISP teve um aumento de 220% no tráfego VPN, enquanto um ISP na EMEA relatou que o tráfego VPN aumentou 67%.

Também houve um salto considerável no uso de videoconferência, como poderia se imaginar. Um ISP dos EUA relatou “um enorme aumento de 1.000 a 5.000% no tráfego de videoconferência – números um pouco surpreendentes, mas bastante representativos do que vimos de outros ISPs dos EUA”, contou.

O padrão de uso era inicialmente o mesmo do tráfego VPN, com as desistências no fim de semana indicando que é principalmente para negócios, observou ele. “Mas vemos um aumento nos fins de semana após o bloqueio em meados de março, provavelmente devido à comunicação de vídeo pessoal”.

Houve uma ligeira queda no tráfego de fim de semana no final de abril. “Isso significa que todos estamos cansados da videoconferência?”, questiona.

Havia padrões de tráfego semelhantes em outras partes do mundo. Um ISP da América Latina registrou um aumento de mais de 11.000%. O tráfego de voz sobre IP (VoIP), geralmente usado durante a videoconferência, também registrou crescimento no tráfego. Um ISP da EMEA indicou um aumento de 66% nesse tráfego, enquanto um ISP no Japão disse à Netscout que “desde 1º de abril de 2020, o tráfego da ponte de conferência aumentou cerca de 800% da média”.

Uso do tempo de lazer

Quando se tratava de streaming de vídeo, um ISP dos EUA relatou um aumento no tráfego que atingiu 60% em meados de março. “Também vemos uma tendência de queda ocorrida em abril. A queda de abril é indicativa de excesso de observação de compulsões? Ou a combinação do clima da primavera e da febre do confinamento que está levando as pessoas ao ar livre?”.

Esse padrão se repete em outras partes do mundo, com algumas pequenas variações. Por exemplo, um ISP japonês relatou um aumento de 250% no tráfego de streaming, incluindo um provedor de conteúdo popular no país. “Enquanto o streaming de vídeo teve um crescimento dramático, as pessoas ao menos fizeram pausas. Esse não parece ser o caso dos jogos on-line – um eterno favorito, principalmente para os mais jovens”, ressaltou Bienkowski.

No entanto, um provedor de serviços de Internet dos EUA relatou que o tráfego de jogos continua aumentando independentemente do dia da semana.

Segundo Bienkowski, os ISPs gerenciaram com sucesso esse aumento maciço no “tráfego de rede legítimo, ao mesmo tempo em que lutam contra aumentos sem precedentes nos ataques DDoS”. O Netscout viu mais de 864.000 ataques entre 11 de março e 11 de abril – o maior número de ataques que a empresa já viu em qualquer período de 31 dias, disse ele.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.