Como medir os impactos do investimento para obter uma Transformação Digital eficaz

Definir o valor do negócio e desenvolver a equipe certa são duas das etapas para obter valor comercial real

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1:34 pm - 18 de janeiro de 2022

De acordo com o Harvard Business Review, embora 95% das empresas classifiquem a transformação digital como uma prioridade, apenas 1 em cada 5 líderes consideram seus esforços como eficazes. Isso indica que os investimentos significativos em tecnologia que muitas empresas fizeram durante a pandemia não estão criando a mudança esperada. Quando se trata de investimentos em nuvem, a tecnologia por si só não é suficiente para obter resultados. A transformação digital eficaz ocorre quando as organizações podem medir os impactos de seus investimentos nos principais resultados de negócios. Mas como as empresas podem garantir que seus investimentos em nuvem irão gerar mudanças duradouras e poderosas?

Com base em minha experiência profissional, vou listar neste artigo 6 etapas para uma empresa obter valor comercial real – além de garantir uma implementação técnica bem-sucedida.

1. Defina o valor do negócio

Uma pesquisa recente do Gartner descobriu que “três em cada quatro organizações clientes do Gartner não têm uma estratégia de nuvem adequada para a finalidade que se alinha ao valor de negócios”. Isso significa que a maioria das organizações está embarcando em implementações de nuvem sem primeiro entender o impacto comercial desejado dessas mudanças. Para alcançar a realização do valor de negócio, primeiro é necessário defini-lo. Por exemplo, definir a realização de valor como as mudanças mensuráveis ​​nos resultados de negócios que você alcança por meio da transformação digital. Reservar um tempo para estabelecer os resultados desejados acelera o tempo de obtenção de valor, simplificando seus esforços e orientando o investimento financeiro.

2. Desenvolva a equipe certa

A segunda etapa em direção à realização de valor é construir sua equipe. Isso começa com a garantia de adesão dos executivos. Se os objetivos do projeto forem apoiados de cima para baixo, será mais fácil obter a participação de todas as outras partes interessadas. Identificar e envolver as pessoas certas desde o início irá acelerar o tempo de geração de valor, garantindo que todos estejam alinhados.

3. Implementar uma estrutura de governança

A próxima etapa é estabelecer uma estrutura de governança. Esta é uma ferramenta que suas partes interessadas podem utilizar em toda a jornada de transformação digital para garantir uma tomada de decisão clara e eficaz. A Harvard Business Review descobriu que as organizações que tiveram sucesso em seus esforços de transformação priorizam a mudança cultural primeiro, seguida pela mudança do processo e, finalmente, pela mudança tecnológica. Em contraste, as organizações que lutam para atingir seus objetivos de Transformação Digital adotam a abordagem inversa, tornando a tecnologia sua principal prioridade.

4. Avalie o seu sucesso

É impossível medir a mudança sem uma linha de base, por isso é essencial estabelecer benchmarks antes de embarcar em sua Transformação Digital. Recomendamos benchmarking com base nos principais indicadores de desempenho que sua empresa acompanha hoje. Isso permitirá que você acompanhe as melhorias e oportunidades de refinamento adicional.

5. Envolva seus usuários

O papel da adoção do usuário para garantir o sucesso dos esforços de Transformação Digital não pode ser descartado. O Gartner aconselha as organizações a “implementar uma estrutura de adoção de nuvem para otimizar os custos e riscos do negócio”. Se a adoção for negligenciada, sua nova solução provavelmente não produzirá o impacto esperado. Em última análise, quanto mais rápido uma solução é amplamente adotada, mais rápido ela pode gerar resultados.

6. Mapeie seu futuro

Esta etapa está focada no planejamento para o futuro, além de seus objetivos de negócios atuais. Em seu caminho para se tornar um líder em transformação, o envolvimento com uma comunidade mais ampla de produtos e parceiros da indústria continuará a impulsionar a inovação digital. O planejamento futuro garantirá que os investimentos atuais ajudem a criar resultados de negócios bem-sucedidos agora e no futuro.

*Roberto Regente Jr., vice-presidente da OpenText para América Latina e Caribe

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