Notícias

Como maximizar o valor de seus dados?

Dados serão parte do valor das empresas em cinco anos, segundo o Gartner. Enquanto algumas companhias já se aprofundam no uso de Big Data para se aproximar dos clientes e realizar ações mais efetivas, outras ainda não encaram essa tecnologia com tanta seriedade.

No cenário atual do Brasil, em um momento de recuperação da crise que assombrou o país nos últimos anos, fidelizar os consumidores é fundamental. Afinal, esse é um processo muito menos custoso do que o de aquisição. Como já dizia Philip Kotler, guru do marketing, “conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que manter um atual”. É claro que nessa receita mágica falta um ingrediente: um banco de dados atualizado.

Entrar em contato com os clientes é uma das maiores dificuldades das instituições atualmente. Apesar de capturar informações do público no momento da venda, esse cadastro normalmente está incompleto ou desatualizado. Por esse motivo, o update de conteúdo é fundamental, sendo a melhor forma de maximizar o seu valor.

A técnica, também conhecida como enriquecimento e higienização, é frequentemente utilizada para validar as informações obtidas e adicionar novas, que nem sempre estão corretas ou sequer são solicitadas. Por exemplo, se a empresa possui uma base com o CPF de seus clientes e resolve realizar uma comunicação via e-mail, é preciso deixar os cadastros em dia conforme a necessidade.

Além de acrescentar conteúdos recentes, é possível, também, fazer um update dos dados antigos, como endereço e telefone, que podem ter sofrido alterações. 

Toda essa preocupação não é à toa, já que ajuda na tomada de decisões mais efetivas tendo informações precisas.  Quando uma organização tem uma base bem estruturada ela consegue saber o perfil exato de todos os seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, que estejam registradas na sua base de dados.

O futuro é promissor e as informações estarão mais presentes no cotidiano das empresas, que devem conseguir se aproximar de seus consumidores para conquistar resultados melhores e em um menor espaço de tempo.


(*) Rafael Albuquerque é CEO da Unitfour

Recent Posts

Astra: novo projeto do Google quer ser “futuro dos assistentes de IA”

Não é nenhuma surpresa que novidades em inteligência artificial (IA) foram o principal tema do…

58 minutos ago

Incidentes de segurança na nuvem aumentaram 154% em um ano

Houve um aumento crítico no número de empresas que relataram ter sofrido incidentes paralisantes de…

2 horas ago

Qual é o salário de um diretor de tecnologia? Pesquisa aponta regularidade

Após um período de intensas contratações, onde o foco predominante era nos conhecimentos técnicos, as…

2 horas ago

Falta alinhamento entre CISOs e conselhos quando o assunto é segurança

Um estudo divulgado recentemente pela Dynatrace indica que há um descompasso entre executivos C-Level e…

3 horas ago

Frank Abagnale: ‘A tecnologia gera crime. Sempre gerou. Sempre gerará’

Talvez o nome Frank Abagnale não te diga muita coisa. Mas é quase impossível que…

3 horas ago

Avaya adquire a Edify para avançar em soluções de experiência do cliente

Com o objetivo de expandir sua presença em soluções de experiência do cliente, a Avaya,…

8 horas ago