Como habilitar a mudança cultural por meio da adoção da nuvem

Adotar a nuvem de hiperescala pode posicionar sua organização para reagir mais rapidamente ao próximo “novo normal”

Author Photo
4:30 pm - 23 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

Vamos direto ao ponto: como CEO ou CIO lidando com uma enxurrada contínua de interrupções inesperadas nos negócios e na sociedade, você provavelmente se concentra em duas coisas: como inovar mais rápido quando o próximo “novo normal” bater na sua cara e como criar uma organização que se adapte melhor a longo prazo. A adoção cuidadosa de abordagens de “nuvem em hiperescala”[1] para TI sustenta ambos os objetivos.

– Nuvem para inovação tática: O benefício número 1 que uma organização obtém das tecnologias de nuvem é a flexibilidade, que permite que você supere sua concorrência. Em vez de a TI se preocupar em encaixar 50 novos servidores necessários para uma aquisição proposta em seu data center, eles marcam algumas caixas no painel do fornecedor da nuvem e a capacidade fica disponível em horas em vez de semanas. Se o Marketing executar uma campanha incrível que aumenta os volumes de pedidos, a TI pode aumentar a capacidade existente em minutos (ou o fornecedor da nuvem pode ajustar automaticamente a capacidade para corresponder ao volume). Se a área de manufatura precisar de um novo software especializado para conduzir um projeto da Indústria 4.0, o fornecedor provavelmente já o tem em execução na nuvem. E se sua equipe de TI estiver usando tecnologias modernas de rede e segurança em nuvem, conectar esse novo software à sua nova fábrica e aos seus aplicativos existentes é muito mais rápido do que as formas tradicionais de integração de novos softwares e novos sites[2]. Permitir que a empresa inove mais rápido do que nunca, além de trabalhar com a TI como um parceiro dinâmico, é uma mudança cultural para a maioria de nós. Mas é inovação no nível tático.

– Nuvem apoiando a verdadeira transformação digital: A transformação digital é um repensar da cultura, mercados, produtos, experiência do funcionário e experiência do cliente liderado pelo CEO/Conselho de Administração, possibilitado pelo uso da tecnologia ou tornado necessário pelo uso da tecnologia por outros. A Transformação Digital é uma inovação de nível estratégico, grande, audaciosa e arriscada – por isso precisa ser liderada pelo CEO e apoiada pelo Conselho – e começa com negócios e não com tecnologia. Mas as ferramentas de nuvem de hiperescala permitem inovar rapidamente (ou combater rapidamente a inovação de um concorrente). Os fornecedores de nuvem investiram bilhões de dólares para adicionar recursos de ponta aos seus portfólios de produtos:

– Bancos de dados de big data com analytics avançadas permitem que seu pessoal tome decisões melhores e mais rápidas;
– Mecanismos de inteligência artificial liberam seu pessoal de tarefas rotineiras;
– Suítes low-code permitem que especialistas em negócios criem aplicativos sérios;
– Ferramentas específicas do setor reduzem o tempo de retorno para novos empreendimentos ou entradas no mercado.

A mera adoção de soluções em nuvem não cria inovação estratégica; esse ainda é o trabalho do C-suite. Mas a tecnologia em nuvem permite que suas equipes técnicas e de negócios transformem ideias revolucionárias em novos produtos inovadores que impulsionam o crescimento futuro.

Adotar a nuvem de hiperescala ajuda sua organização a dinamizar rapidamente enquanto cria uma cultura de inovação adaptável e capacitada que é necessária no mundo incerto de hoje.

[1] Não se deixe enganar pelas muitas tecnologias antigas rebatizadas de ‘nuvem’ para fins de marketing: a transformação de TI que leva você ao futuro mais rapidamente é a nuvem em hiperescala de um pequeno conjunto de fornecedores de bolso.

[2] Para ser justo com seu CIO, que está lidando com montanhas de software, hardware e redes antigas, adotar a arquitetura de nuvem não é fácil nem gratuito. Ele precisa de investimento junto com o comprometimento do C-suite/diretoria!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.