Como habilitar a autenticação de dois fatores em sites populares

Author Photo
10:17 am - 21 de julho de 2015
Como habilitar a autenticação de dois fatores em sites populares
Uma das medidas mais seguras e simples disponíveis está gradualmente se tornando comum: a autenticação de dois fatores, que adiciona uma camada de proteção para o método de senha padrão de identificação on-line. A técnica é fácil, relativamente rápida e gratuita. 

Mas por que as pessoas não a usam? Críticos do mercado apontam deficiências nesse método. Segundo eles, a autenticação de dois fatores geralmente requer um token USB, telefone ou outro dispositivo, elementos fáceis de perder. Além disso, você tem de entregar um pouco da sua privacidade ao revelar seu número de telefone para um terceiro.

Ainda assim, a autenticação de dois fatores é a proteção mais prática disponível. Diversos sites suportam o modelo como Google, Facebook, Yahoo, PayPal, Twitter, Snapchat, Microsoft, LastPass e Dropbox.

Ao usar o caixa eletrônico, por exemplo, você usa autenticação de dois fatores. Primeiro você insere o cartão (algo que você tem) e digita sua senha (algo que você sabe). A maioria dos serviços da web que suporta a autenticação de dois fatores envia um código de acesso exclusivo para o seu telefone, mas os bancos e outros serviços financeiros podem exigir um token que exibe um código ou exigem que você insira um dispositivo USB. Abaixo, o portal CNET listou alguns passos para ativar a autenticação de dois fatores em sites mais conhecidos.

Facebook
Para ativar o recurso Aprovações de Login, faça login em sua conta do Facebook. Clique na seta drop-down no canto muito superior direito e escolha Configurações. Selecione Segurança no painel esquerdo. Em seguida, clique em Editar à direita de Aprovações de Login Depois, marque a opção “Exigir um código de segurança para acessar minha conta a partir de navegadores desconhecidos.”

Uma janela vai abrir explicando como o recurso funciona. Siga as instruções, que incluem a adição de um número de telefone para a sua conta (se não o tiver feito) e insira um código de confirmação enviado para o seu número para verificar se é você.

Yahoo
A verificação do Yahoo em duas etapas pode ser configurada visitando sua página de configurações da conta. Clique em Segurança de Conta ao lado esquerdo da página. Na parte inferior da lista há um item para permitir a verificação em duas etapas. Deslizando-a para a posição On. Em seguida aparecerá um aviso perguntando por seu número de telefone. Digite seu número, em seguida, clique em Enviar SMS ou o recurso “Me ligue” a fim de receber um código de confirmação. Digite o código e está feito.

PayPal
Para configurar a verificação em duas etapas no PayPal, é preciso que acesse sua conta por meio do site. Ao logar, acesse Perfil e Configurações. Ao lado esquerdo da página, clique em Minhas Configurações e vá para a parte inferior da página. Encontre a chave de Segurança e clique em Começar. Você terá de digitar sua senha novamente antes de continuar.

Sua página de Chave de Segurança deve ser semelhante à anterior – sem chaves ativadas no momento. Clique em Obter chave de segurança na parte inferior e siga as instruções. Por norma, você precisa digitar um número de telefone e, em seguida, um código de confirmação é enviado para esse número por meio de mensagem e texto. Depois disso, a página vai exibir seu número de telefone e a palavra ‘ativo’ ao lado dele.  

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.