Como gerenciar equipes ágeis e devops em um modelo de trabalho híbrido

Quando as equipes são divididas entre casa e escritório, estabelecer algumas regras básicas manterá projetos em andamento com eficiência

Author Photo
6:09 pm - 23 de agosto de 2021

Muitos líderes esperam que o pior da COVID-19 tenha ficado para trás e começam a considerar suas políticas de retorno ao trabalho, práticas de trabalho flexíveis e adoção contínua de tecnologias de colaboração. Os líderes apoiarão o trabalho híbrido ou exigirão que os funcionários voltem ao escritório em tempo integral?

De acordo com uma pesquisa recente, 73% dos funcionários procuram ambientes de trabalho híbridos, onde tenham alguma flexibilidade onde e quando trabalham. Outra pesquisa sugere que 39% dos funcionários considerarão pedir demissão se os líderes organizacionais os forçarem a voltar ao escritório em tempo integral. Em uma recente pesquisa interna da Apple, 90% dos entrevistados disseram que “concordam totalmente” com a declaração “opções de trabalho com localização flexível são uma questão muito importante para mim”.

Eu colaboro com muitos CIOs que trabalham com suas equipes executivas para fazer uma transição bem-sucedida para modelos híbridos. Wayne Sadin, um consultor para CIOs, afirma: “A organização híbrida tem sucesso ou falha com base em sua capacidade de fazer com que todas as três categorias de pessoas (escritório, remoto e híbrido) se sintam valorizadas.” Martin Davis, CIO e sócio-gerente da Dunelm Associates, concorda: “Fundamental para o trabalho híbrido será encontrar maneiras de tratar todos igualmente.”

Também conversei com Bob Davis, diretor de marketing da Plutora, sobre como os líderes de tecnologia e negócios colaboram com um modelo de trabalho híbrido. Ele afirma: “A capacidade de manter a entrega de software eficiente e de alta qualidade que encanta os clientes e agrega valor ao negócio pode ter atingido um obstáculo quando as empresas mudaram para um estilo de trabalho remoto. Mas eles foram capazes de seguir em frente, contanto que tivessem portfólio completo e visibilidade de pipeline, transferências suaves entre equipes, governança e conformidade e um sistema que facilita a colaboração, mesmo em um mundo distribuído. ”

O sucesso não virá apenas de políticas e práticas de cima para baixo, e exigirá que os líderes de toda a organização implementem novas maneiras de colaborar com seus subordinados diretos, equipes multidisciplinares ágeis e fluxos de trabalho interorganizacionais.

Aqui estão algumas das minhas recomendações para o trabalho híbrido em organizações de tecnologia que se concentram em metodologias ágeis, práticas de devops e engenharia de confiabilidade de site.

Trate o trabalho híbrido como uma transformação de longo prazo

Para equipes de devops remotas, recomendo um foco maior na correção de riscos por meio de testes shift-left e práticas de segurança. Para equipes de desenvolvimento de software distribuído, aconselho a formalização de práticas de planejamento ágil para desenvolver roteiros e atender às expectativas do cliente.

Embora haja algumas semelhanças entre o trabalho híbrido e o trabalho remoto com equipes distribuídas, também existem várias diferenças gritantes. Por um lado, os defensores do trabalho híbrido esperam torná-lo uma maneira sustentável de operar que melhore o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, ao passo que o trabalho remoto foi uma resposta forçada a uma emergência.

Sob essa luz, o trabalho híbrido deve ser considerado um processo evolutivo e transformacional. As equipes devem manter discussões regulares sobre áreas de melhoria e padronizar comportamentos e práticas.

Aqui estão minhas recomendações para equipes de desenvolvimento ágil e organizações de devops usando um modelo de trabalho híbrido.

Padronizar e desenvolver protocolos de comunicação

Comece considerando a interseção de objetivos de negócios, áreas de trabalho, tecnologias e políticas de trabalho ao considerar como as pessoas colaboram em reuniões. O alinhamento de normas e práticas culturais com trabalho híbrido permite colaborações mais produtivas entre pessoas no escritório e remotas. Alguns protocolos de comunicação que valem a pena considerar:

  • Fornecer diretrizes sobre quando as reuniões são necessárias e quando outras formas de comunicação assíncrona, como Slack, Microsoft Teams ou Atlassian Confluence, são mais apropriadas.
  • Quando as reuniões forem necessárias, programe-as em horários alinhados aos fusos horários de todos os participantes.
  • Estabeleça períodos apropriados de “sem reunião” para permitir que desenvolvedores, engenheiros e outros tecnólogos trabalhem de forma produtiva e com menos interrupções.
  • Ao trabalhar remotamente, abra a câmera sempre que possível para que você possa participar visualmente da conversa.
  • Ao facilitar uma reunião, chame os participantes pelo nome, começando com os participantes remotos. Não presuma que as pessoas falarão por conta própria. As pessoas estarão mais propensas a contribuir se souberem que serão chamadas.
  • Sempre termine as reuniões pelo menos cinco minutos antes, para que as pessoas e os eventos cumpram o cronograma.

Torne as reuniões mais produtivas

Quando falo com desenvolvedores e engenheiros, uma de suas principais preocupações é o número de reuniões que eles devem comparecer. Apenas estar em uma equipe scrum tem pelo menos três reuniões por sprint mais standups diários, e provavelmente há outras reuniões para definir backlogs, soluções de brainstorming e planejamentos de releases.

Antes de lidar com o número de reuniões, considere algumas etapas básicas para torná-las mais produtivas. Criar padrões de atendimento é ainda mais importante para o trabalho híbrido, porque reuniões menos eficazes podem consumir muita energia para participantes remotos.

Aqui estão três recomendações:

  • Exija que os facilitadores da reunião criem uma agenda para quase todas as reuniões. Reuniões diárias, revisões de sprint e retrospectivas têm planos padrão de reunião, mas as pessoas que agendam brainstorming, gerenciamento de mudanças e outras reuniões de planejamento devem delinear sua agenda.
  • Grave reuniões e compartilhe em um repositório organizado. Dessa forma, as pessoas não precisam ser convidadas para todas as reuniões. Quem quiser se informar pode assistir às gravações. Além disso, as pessoas podem assistir aos vídeos com mais eficiência, pulando para as seções pertinentes ou acelerando a reprodução do vídeo. Perdeu uma reunião? Sem problemas, há uma gravação.
  • Documente as decisões e os acompanhamentos necessários para reduzir a revisão de problemas várias vezes ou a discussão sem conclusões.

As organizações que implementam mais disciplinas de reunião provavelmente verão sua eficácia melhorar e o número de reuniões reduzido.

Aumente a engenharia de confiabilidade

O trabalho híbrido é uma oportunidade e um desafio em como as pessoas colaboram. Ter ferramentas, fluxos de trabalho e responsabilidades integrados ajuda a garantir que proprietários de produtos ágeis, scrum masters, desenvolvedores, testadores, especialistas em segurança, engenheiros de confiabilidade de site e pessoas de operações de TI trabalhem de forma produtiva e eficiente, seja em um escritório ou remotamente.

Falei com Wayne Anderson, arquiteto principal do escritório CTO de serviços da Microsoft para trabalho moderno, sobre como as equipes de tecnologia de trabalho híbrido podem melhorar seus ciclos de lançamento. Anderson se concentra em testes e na função dos engenheiros de confiabilidade do local e diz: “A estabilidade de seu aplicativo é um reflexo de como sua equipe pensa, planeja e implementa disciplina de teste e investimento. Conforme as organizações mudam para os conceitos de engenharia de confiabilidade do local, a única grande mudança é que o teste de aceitação do usuário passa da marca de verificação rápida em um impulso de produção para um lugar real onde segurança, correções de engenharia, instrumentação e até mesmo desempenho podem ser vistos. ”

As práticas de teste situam-se entre as inovações da equipe de desenvolvimento e as experiências do cliente implantadas na produção, enquanto os SREs defendem as responsabilidades de aplicativos confiáveis, seguros e de alto desempenho. Ambas as disciplinas usam automação de automação de teste, AIops e plataformas de devops para reduzir o trabalho, melhorar a produtividade, desenvolver insights e priorizar seu trabalho.

Conectar fluxos de trabalho, nomear responsabilidades e aumentar a automação são as chaves para o sucesso de equipes de trabalho híbrido em ritmo acelerado. Ao atribuir responsabilidades de teste, segurança, confiabilidade e desempenho e mudar suas implementações, as organizações de devops podem reduzir grandes incidentes, chamadas de ponte e war rooms. Essas práticas ajudam as equipes a cumprir os objetivos de nível de serviço e evitar reuniões estressantes que são difíceis de organizar quando os especialistas no assunto têm horários e locais de trabalho flexíveis.

Quando as equipes de devops podem melhorar a produtividade, aumentar a confiabilidade, reduzir o estresse e colaborar de forma eficiente por meio de um modelo de trabalho híbrido, é mais provável que os líderes de negócios endossem horários de trabalho flexíveis, locais e preferências pessoais. Essa é uma boa notícia para os tecnólogos que veem o trabalho híbrido como um passo à frente na melhoria do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.