Como é liderar as operações da Dell Technologies na América Latina?

Luis Gonçalves comenta liderança, o papel dos CIOs, pandemia e expectativa da companhia para a região

Author Photo
4:30 pm - 09 de setembro de 2020
Dell Luis Gonçalves

A história profissional de Luis Gonçalves se confunde com a da Dell Technologies no Brasil nas últimas duas décadas. O executivo foi contratado no momento em que a companhia de computadores estabelecia seu polo de operações de produção em Eldorado do Sul (RS). Na época, a ideia era atender melhor o mercado em toda a América Latina e, claro, o Brasil.

Anunciado como novo líder da Dell Technologies para América Latina no último mês, Gonçalves se lembra de sua chegada e avalia que a companhia norte-americana firmou, ainda em 1999, “um compromisso de longo prazo” com a região. E que o mercado que se mostrou promissor.

Liderança na América Latina

O executivo chega com a pressão de pegar um time “que está ganhando” – a região tem reportado um crescimento nos últimos doze trimestres. No entanto, o novo líder Latam da marca norte-americana se mostra confiante.

Nessa jornada de mais de duas décadas, Gonçalves já havia atuado como diretor-geral das unidades do México, Chile e Bolívia da própria Dell. Em entrevista ao IT Forum 365,  o executivo descarta qualquer facilidade por já ter conhecimento de diferentes mercados na América Latina. “Se fosse fácil, não tinham lembrado do meu nome”, brinca.

Por outro lado, quando perguntado se a pandemia ressaltou uma visão de interdependência no mercado e sobre o papel dos líderes de TI, Gonçalves aborda o tema com seriedade.”Essa questão do ecossistema e da parceria vai ser absolutamente relevante para a sobrevivência”, explica Gonçalves.

Confira os principais trechos da entrevista com o novo líder da Dell Technologies para América Latina, Luis Gonçalves:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.