Como destacar-se na busca por empregos em TI? Veja 9 dicas para iniciantes

Author Photo
11:33 am - 04 de novembro de 2014
Como destacar-se na busca por empregos em TI? Veja 9 dicas para iniciantes
Profissionais da área de TI frequentemente lamentam a falta de habilidades necessárias para determinados projetos. Já talentos que iniciam agora a carreira enfrentam a falta de experiência. 
Como fazer para encontrar o sucesso nesse complexo labirinto formado por recrutadores e profissionais de TI quando a sua experiência profissional não é extensa?

Confira os principais pontos apresentados por CIOs e recrutadores para auxiliar os iniciantes no setor a se prepararem melhor e destacarem-se durante processos seletivos.

1. Network, network e network

Organizações de recolocação profissional e recrutadores são unânimes ao afirmar que, mais do que nunca, o importante deixou de ser o que você sabe, mas sim quem você conhece. “A melhor forma de entrar na nossa empresa é ter alguém que possa indicá-lo”, explica Giorgos Zacharia, CTO da Kayak, empresa que comercializa passagens e hospedagens em todo o mundo. 

Utilize grupos de estudantes de todos os tipos, o LinkedIn e trabalhos voluntários para estabelecer conexões com pessoas que trabalhem nas organizações que você deseja trabalhar. Assim, elas poderão indicá-lo.

2. Contribua com processos open source

Procure por trabalhos voluntários em projetos open source (talvez você possa se conectar às pessoas por meio do GitHub, por exemplo). Além de ajudar a construir um portfólio, a iniciativa também proporciona que você conheça especialistas na área desejada. Mesmo que seja a sua primeira oportunidade de emprego, os contratantes esperam que você possua um portfólio com trabalhos realizados previamente, mesmo aqueles realizados na faculdade. “Mostre entusiasmo e paixão em aprender”, afirma a diretora de aquisição de talentos para serviços de saúde da Best Doctors, Asal Naraghi.

3. Demonstre paixão pela tecnologia

Você bateu algum recorde escolar na arrecadação de fundos para caridade? Participou de competições de robótica? Tenha exemplos para apresentar ao recrutador. Segundo o CIO da multinacional do setor de energia ConocoPhillips, Mike Pfister, para se destacar em um processo seletivo, “o mais importante é mostrar entusiasmo para questões tecnológicas”.

4. Prepare-se para realizar testes

Espere enfrentar testes, que serão realizados para assegurar seu conhecimento técnico. E não… você não poderá estudar para eles. Na Best Doctors, por exemplo, você terá de mostrar sua perspicácia técnica já na primeira etapa da entrevista, realizada por telefone, e deverá realizar uma apresentação para a equipe de projetos na segunda etapa, explica Naraghi. 

Segundo a vice-presidente e parceira na busca por práticas de TI da empresa de recrutamento WinterWyman, Tracy Cashman, companhias também poderão pedir que você faça um teste escrito que envolva questões de lógica e resolução de problemas. 

5. Apresente os quatro “Cs”

Recrutadores e gestores utilizaram as palavras iniciadas em “C” para definir grandes candidatos: criativos, consistentes, curiosos e comunicativos. Você consegue demonstrar essas qualidades em iniciativas realizadas em atividades estudantis? Hobbies? Pense de forma ampla. 

6. Conheça a companhia e os projetos

Aprenda não apenas sobre a companhia, mas também sobre os tipos de projetos de TI que as pessoas estão envolvidas diariamente. A especialista em tecnologia, Lauri Apple, exemplifica um caso desse tipo. “Se você esteve em uma entrevista na Gilt, revendedora on-line, você faria bem em discutir picos de tráfegos on-line”. O CIO da Royal Caribbean, Bill Martin, também ressaltou a importância de alinhamento com os objetivos da companhia. “É preciso mostrar perspicácia relacionada à companhia.”

“Durante o processo seletivo, faça várias perguntas sobre o negócio e a organização, evitando que o processo se torne aquele tradicional jogo de perguntas e respostas”, alerta Linda Burtch, fundadora e gestora da empresa de contratação de executivos Burtch Works. A executiva destaca que o entrevistado deve se aprofundar em questões relativas à companhia quase como um consultor externo, que tentará de descobrir quais são os pontos mais vulneráveis da empresa. 

7. Não pretenda saber sobre tudo

Na verdade, é sinal de maturidade aceitar que você não sabe determinado procedimento. “Qualquer evidência de que um indivíduo realmente aprecie o fato de não ter a resposta para tudo chama a minha atenção”, afirma o CIO da Toromont Industries, Mike Cuddy.

8. Tente se aprofundar mais

Atualmente, as companhias de TI não querem apenas experiência, mas sim uma experiência profunda. É importante reconhecer o valor de uma especialização feita de maneira precoce em sua carreira. “Tente ir mais ao fundo antes de tentar ser mais amplo”, afirma o CIO da McGraw-Hill Education, David Wright. “Garanta que você possua pelo menos uma ‘âncora’ que consiga ir bem ao fundo em determinada especialidade.”

9. Mostre resiliência

Se esse for o emprego dos seus sonhos, não aceite o não como resposta. Naraghi relembra a ocasião em que sua companhia disse não para um candidato iniciante. “Ele retornou e havia codificado algo para mostrar que ele possuía as habilidades necessárias para o trabalho. Aquilo me impressionou”, conclui a executiva.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.