Como desenvolver um negócio de sucesso com a IoT?

O número de dispositivos conectados cresce a cada dia. Segundo dados de consultorias de mercado, somente neste ano serão 29 bilhões de objetos conectados. E para acompanhar o ritmo de crescimento da internet das coisas, as empresas devem estar atentas às tecnologias e estratégias se quiserem desenvolver um negócio de sucesso.

Relativamente novo no campo do design, o conceito do design de serviços surge como uma importante ferramenta nesta missão ganhando cada vez mais espaço no cenário corporativo. Por meio dele, é possível criar soluções de problemas complexos e desenvolver negócios inovadores que sejam econômicos, eficazes e gerem experiências positivas aos usuários e prestadores de serviços, conforme abordado nesta terça-feira, 7, durante o IT Forum Expo 2017, realizado em São Paulo.

De acordo com Guto Bellusci, CEO e Business Designer da COISA Lab Design & Tecnologia para IoT, o design de serviços é centrado no ser humano através da abordagem do design thinking e pensamento sistêmico. “Embora seja fundamentado em conceitos de marketing, ele é na verdade uma estratégia de negócios”, enfatizou durante sua apresentação no evento.

O design de serviços para IoT abrange aplicar o processo de design multidisciplinar, centrado no usuário, considerando as inúmeras possibilidades que os sensores e as plataformas de IoT oferecem para inovar em processos internos ou em novos serviços aos clientes.

Além do foco no usuário, o conceito é baseado no trabalho em equipe, na abordagem multidisciplinar e percepção de valor. “Um rolo de papel higiênico com a ponta dobrada no banheiro do quarto de um hotel é um exemplo de design de serviço”, especificou o executivo, acrescentando que qualquer empresa, independentemente do segmento, pode construir projetos relevantes e eficientes de design de serviços rumo ao sucesso de um empreendimento.

“O design de serviços é para todos, é um conceito democrático. O grande diferencial está em criar propostas mais relevantes para os usuários e mais eficientes às empresas”, finalizou.

Recent Posts

76% dos CMOs afirmam que a IA mudará o modo de fazer Marketing

A pandemia foi um divisor de águas para o marketing. Com o isolamento social, muitas…

8 horas ago

Empresa de IA de Elon Musk levanta US$ 6 bi em investimentos

A empresa de inteligência artificial (IA) liderada por Elon Musk, xAI, recebeu um aporte financeiro…

10 horas ago

OpenAI revê políticas após controvérsias internas

Na última quarta-feira, executivos da OpenAI, incluindo o CEO Sam Altman, responderam a perguntas sobre…

11 horas ago

Estudo comprova: inovação e digitalização melhoram eficiência operacional

Um estudo divulgado recentemente pela Meta (a empresa brasileira de tecnologia, não a holding de…

13 horas ago

Abradisti: revendas crescem, mas distribuidores perdem 10% do faturamento em 2023

A Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação, a Abradisti, anunciou recentemente – durante…

14 horas ago

Skyone anuncia joint venture com a Faitec mirando setor de hotelaria

A Skyone e a Faitec Tecnologia anunciaram no fim da última semana a formação de…

15 horas ago