Como desenvolver as tão sonhadas soft skills?

Empregadores dão prioridade a essas competências na hora da contratação. Tema será discutido em painel no IT Forum X

Author Photo
2:54 pm - 27 de setembro de 2019

Até pouco tempo, as empresas buscavam funcionários com as melhores capacidades técnicas, mas esse cenário está mudando rapidamente. Com os avanços tecnológicos, as máquinas estão se tornando cada vez mais capazes de desempenhar atividades mecânicas anteriormente executadas por seres humanos, o que tem exigido novas competências para que os trabalhadores se mantenham relevantes no mercado de trabalho.

Pesquisas mostram que as soft skills, ou seja, as habilidades diretamente relacionadas à inteligência emocional, são cada vez mais desejadas nas organizações. Capacidade de resolução de problemas, comunicação, empatia, ética e criatividade são apenas algumas das competências em alta.

De acordo com um levantamento feito pela consultoria norte-americana CareerBuilder, 63% dos empregadores buscam saber quais são as soft skills dos candidatos antes de avaliar os seus conhecimentos técnicos. E por serem habilidades mais subjetivas, muitos acreditam não ser possível o seu aprendizado ou desenvolvimento – um pensamento equivocado.

Especialistas em Recursos Humanos afirmam que estimular as soft skills a partir da criação de uma cultura que favoreça o seu aparecimento traz resultados positivos para as empresas. Para falar sobre o assunto e mostrar como criar estratégias de capacitação, grandes nomes do setor estarão presentes durante o painel “Skills da nova era. Em busca das competências do futuro”, que acontecerá no dia 16 de outubro durante o IT Forum X. A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal deste ano será “Eu 5.0”, que busca posicionar o ser humano no centro da discussão tecnológica.

Para debater o assunto estarão presentes:

Anderson da Silva Pereira, Universia Brasil

Diretor-geral da Universia Brasil, a empresa global de educação do Grupo Santander, Anderson Pereira foi eleito pela Forbes como um dos jovens líderes mais influentes do Brasil antes dos 30 anos. É diretor do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera FIESP e teve a honra de ser premiado pela U-Start Conference Brasil, Venture CupDenmark e também Masters of Code, competições internacionais de empreendedorismo.

Viviane Lusvarghi, Cidade Matarazzo

Viviane Lusvarghi é superintendente de TI na Cidade Matarazzo, projeto que pretende transformar a cidade de São Paulo. A executiva possui mais de 20 anos de experiência na área de TI, adquiridos em empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Varejo, Tecnologia, Serviços, Manufatura e Distribuição. Antes de ingressar na Santher, ocupou posições de liderança em organizações como TPV (AOC / Phillips), Expand Group e Totvs.

Antonio Mendonça, Korn Ferry

Antonio Mendonça é Senior Client Partner da prática de Tecnologia e especialista na busca de executivos e no desenvolvimento de liderança para clientes nos mercados de tecnologia e telecomunicações. Antes de ingressar na Korn Ferry, o executivo era sócio em uma firma global de recrutamento de executivos e consultoria, com foco em assessoria, recrutamento e avaliação de líderes para empresas listadas, privadas, de capital de risco e de private equity. Mendonça também trabalhou como Gestor de Recursos Humanos na Unilever.

Marcelo Nobrega, Arcos Dourados (McDonald’s)

Marcelo Nobrega é um executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas dos setores financeiro, de petróleo e gás, bens de consumo, serviço de transporte aéreo e alimentício. Há mais de 15 anos atuando na área de Gestão de Pessoas, o executivo é especialista em coaching de executivos, gestão da mudança e desenvolvimento organizacional e de lideranças. É autor do Livro “Você Está Contratado”.

O painel será mediado por Eduardo Migliano, CEO do 99jobs.com, comunidade colaborativa online de carreira, que pretende redesenhar a forma como as organizações e as pessoas se conectam baseado em suas crenças e valores.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados durante o evento. Para mais informações, clique aqui.

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.