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Como dar o salto de especialista em TI para líder em tecnologia

O salto para a liderança é grande – especialmente em TI. Isso porque a transição de especialista em TI para líder em TI requer uma mudança significativa nas habilidades e uma nova mentalidade sobre o papel que a tecnologia desempenha nos negócios.

Ao se tornar um líder de TI, seu conhecimento técnico ainda é importante, mas você também precisará desenvolver uma compreensão mais profunda do lado comercial da organização – e adquirir as habilidades necessárias para colaborar diretamente com outros líderes não técnicos na organização.

Como disse Devon Valencia, CIO da CareSource: A transição para a liderança pode ser muito parecida com aprender um novo idioma.

“Você tem que ouvir muito nessa primeira transição para realmente entender”, diz ela. “Quais são as normas? O que as pessoas esperam? Sobre o que eles estão falando? Em cada nível [na organização], a conversa, o foco, as prioridades e as discussões devem ser diferentes. Leva um pouco de tempo para deixar de lado aquilo com que você se sente confortável e ficar confortável com as novas prioridades”.

Esse processo de deixar ir e aprender de novo pode ser profundo, levando a uma abordagem fundamentalmente alterada para seu trabalho, diz Sue-Jean Lin, Vice-Presidente Sênior e CIO da Alcon.

“Os especialistas em TI são treinados em pensamento lógico, gerenciamento de projetos e orientação de processos, que são habilidades fundamentais importantes”, diz ela. “No entanto, é essencial que os líderes sejam intuitivos e entendam as necessidades presentes e futuras do negócio. Ter a habilidade de trabalhar com a ambiguidade é muito importante. A liderança exige saber as perguntas certas a serem feitas e examinar os problemas de maneira diferente”.

É tudo uma questão de relacionamento

Ser um forte líder de TI requer a habilidade de construir relacionamentos e conexões dentro e fora da organização.

Ao fazer a transição para a função de CIO, Lin da Alcon sabia que seria “essencial estabelecer e desenvolver relacionamentos que gerariam resultados impactantes para a organização”, diz ela. Com o tempo, essa ênfase na construção de relacionamento valeu a pena para ela, mostrando a ela o “valor do discernimento e da comunidade” em ser uma líder de TI.

“Entender como aproveitar o conhecimento e a experiência de outros líderes no CIO ou outra comunidade de colegas é importante”, diz ela.

Dan Baldree ecoa esse sentimento. Baldree, que começou como consultor de TI de negócios sênior para o condado de Santa Clara, subiu na hierarquia ao longo de 11 anos e agora é o Diretor de TI do condado. Para ele, a chave para uma transição suave para a liderança era “tudo sobre relacionamentos”, diz ele. A maioria desses relacionamentos ele construiu demonstrando que é uma pessoa confiável a quem recorrer quando as coisas precisam ser feitas.

“Por ter sido aquele contribuidor individual e um especialista, você não pode simplesmente deixar tudo para trás; você ainda tem essas habilidades”, diz ele sobre a transição. “E se você precisa intervir e cuidar de algo que precisa ser feito, você está disposto e é capaz de fazer o que for necessário”.

Essa capacidade de intervir e ajudar é algo que ele agora busca em sua própria equipe ao ser promovido para cargos de liderança.

Fale sobre a tecnologia certa

A comunicação é outra habilidade importante que você precisará desenvolver para fazer a transição para uma função de liderança, já que muitas vezes você precisará explicar tópicos complexos de TI para pessoas fora do departamento de tecnologia. Fornecer as informações mais importantes em termos que todos entendam pode exigir um pouco de prática. Baldree oferece algumas dicas.

“Não se perca na linguagem ou um monte de siglas. É realmente conhecer seu público e perguntar quem é seu público, o que eles precisam ouvir, o que procuram, quais são seus objetivos e você pode apresentar as coisas de uma forma que os ajude a chegar onde precisam estar ou você precisa que eles cheguem ser”, diz ele.

Aqui, desenvolver a confiança é fundamental, afirma Valencia, da CareSource. Como líder, você trabalhará em estreita colaboração com outros líderes que, por serem menos experientes em tecnologia, precisarão saber que podem confiar em seu conhecimento técnico e que você entenderá como ele se relaciona com as metas organizacionais, diz ela.

“Se você não passou sua carreira em tecnologia, se você é um diretor de marketing ou diretor financeiro ou está em um marketing de domínio não tecnológico, a tecnologia pode parecer muito complicada e pode parecer muito com um caixa preta”, diz Valencia. “Quanto mais você progride em sua carreira, a liderança precisa saber que [você sabe] o que [você está] fazendo e que pode ajudá-la a ter sucesso”.

Mais importante ainda, outros líderes precisam confiar que você entende o lado deles do negócio – que você sabe o que eles estão fazendo e quais são seus objetivos. Aqui, é essencial comunicar que você sabe como a tecnologia pode atender às necessidades deles de uma forma que coloque os negócios em primeiro lugar.

“Acho que é realmente importante que você primeiro entenda os resultados do negócio – a tecnologia vem em segundo lugar”, diz Valencia.

Aprenda seu estilo de liderança

Só o fato de você estar considerando um salto para a liderança é um sinal de que qualidades de liderança já existem dentro de você, diz Valencia. Um próximo passo importante que ela sugere é encontrar um mentor forte e ser claro sobre seu interesse em uma posição de liderança. À medida que você começa a ganhar mais responsabilidades na organização, certifique-se de permanecer “empático e curioso”, diz ela, continuando a ouvir e aprender.

“Você não está acidentalmente neste trabalho” porque “mereceu”, diz ela, mas também certifique-se de estar aberto para cometer erros e crescer a partir deles. “Confie em si mesmo e encontre uma comunidade ao seu redor para ajudá-lo”.

Parte desse processo consiste em compreender melhor qual estilo de liderança é mais adequado para você. Para o Baldree de Santa Clara, isso significou abraçar um estilo mais aberto. Baldree, que diz não dar muita importância à hierarquia, é sensível ao fato de que algumas pessoas acreditam. Portanto, embora ele não se concentre em onde as pessoas existem na hierarquia, ele sabe que algumas pessoas são “orientadas dessa forma” no local de trabalho. Ao se envolver com as pessoas em sua organização como líder, ele sempre tenta transmitir seu estilo de liderança aberto para que as pessoas se sintam confortáveis ​​com ele.

“Há pessoas que podem se sentir intimidadas em falar comigo apenas por causa do meu cargo, quando não me sinto particularmente assustador”, diz ele. “Eu só tenho que ter cuidado com isso enquanto me comunico”.

Ele é especialmente cuidadoso com a forma como se comunica quando está frustrado ou preocupado com algo na organização e se concentra em monitorar seu tom e linguagem para manter a cultura aberta e amigável que eles têm na organização.

“Você tem que ter muito cuidado com a forma como se comunica, porque posso dizer coisas que, se eu estivesse em uma posição diferente, seriam irrelevantes, mas pelo fato de eu ter esse título e estar neste lugar específico, tem muito mais significado do que você pode pensar originalmente”, diz ele.

Saiba no que você está se metendo

A liderança pode exigir muito de você. É uma posição em que você estará constantemente “ao cuidado e serviço dos outros”, diz Valencia.

“Pode ser opressor e vai exigir tudo o que você tem, não há como evitar, e pode ser a experiência mais gratificante, fascinante e fantástica. Mas também pode distraí-lo – você tem que se colocar muito de lado”, diz ela. “As pessoas precisam de você e precisam que você esteja disponível para defendê-las, treiná-las ou o que quer que seja necessário. É preciso resiliência. Requer energia e pode ser exaustivo e frustrante, mas pode ser fantástico”.

Se você está interessado em exercer uma função de liderança, mas prefere limites mais fortes em seu dia de trabalho ou gosta mais do lado da tecnologia do que do lado interpessoal, você pode querer considerar o desenvolvimento de sua experiência em um plano de carreira como um colaborador individual.

“Tanto especialistas quanto líderes são essenciais para o sucesso: precisamos de ambos; eles se complementam”, diz Lin da Alcon. “Enquanto um especialista aborda uma oportunidade de forma racional e técnica, um líder vê uma oportunidade de negócio de forma mais instintiva e ampla. A responsabilidade do líder é entender o imperativo do negócio e conectá-lo com os especialistas que entregarão as conquistas”.

Felizmente, em TI, os dois caminhos oferecem espaço para crescimento.

Lidere com autenticidade

Para Baldree, a decisão de buscar a liderança como uma carreira foi natural para ele, porque ele gostava de “ajudar as pessoas a serem melhores e mais eficazes com suas habilidades e conhecimentos”, diz ele. Ele conhecia seu estilo de liderança desde o início e queria participar da orientação positiva da organização. Baldree acredita que “seguir o mesmo caminho” é uma parte essencial de ser um líder. Você não pode simplesmente dizer que deseja liderar sem demonstrar as habilidades – e os sacrifícios – que a liderança exige no local de trabalho.

Essa ideia de ser autêntico como líder é algo que as pessoas podem sentir, diz Valencia. Se você não estiver sendo autêntico como líder, especialmente se estiver imitando outro estilo de liderança que acha eficaz, mas que não é natural para você, provavelmente não terá sucesso ao fazer a transição. Não tenha medo de cometer erros e admitir esses erros, porque é isso que autenticidade significa, diz ela. Os líderes autênticos sabem quem são e o que é importante para eles, e se você não tiver um bom senso para isso, isso pode “atrasá-lo em seu papel de liderança”, acrescenta ela.

“O mais importante é saber quem você é. Se você está tentando ser uma versão de liderança que você viu em outra pessoa [não vai funcionar]”, diz Valencia. “Inevitavelmente, as pessoas podem dizer quando você é genuíno e quando você está se apresentando”.

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