Notícias

Como cultivar a inovação no setor de Recursos Humanos?

Uma recente pesquisa realizada pela Access aponta, na visão dos líderes de RH, quais processos precisam ser otimizados para que seus departamentos possam cultivar a inovação e, a partir daí, terem mais tempo para assumir tarefas estratégicas. Entre os mais de 300 entrevistados, 52% indicaram a falta de tempo como uma barreira para cultivar a inovação, trabalhar de forma estratégica e buscar soluções para melhorar a eficiência.

Em primeiro lugar na lista de prioridades dos líderes de RH está a necessidade de automatizar processos. Cerca de 63% dos entrevistados apontaram que essa falta de automação é o principal desafio que eles enfrentam e que afeta, sobremaneira, a capacidade de cultivar a inovação. Eles afirmam que precisam identificar possíveis processos e sistemas que podem ser automatizados.

Em segundo lugar, é preciso eliminar o que não agrega valor – praticamente um entre quatro profissionais de RH diz que gasta mais de 60% de seu tempo em tarefas administrativas, mostrando que uma quantidade incrível de tempo e recursos são gastos em processos e fluxos de trabalho que podem não ser realmente valiosos para os negócios em geral.

Planejamento é chave para o sucesso

É preciso estar atento ao planejamento da jornada rumo à automatização de processos. Apesar de 59% dos líderes de RH entrevistados afirmarem que processos manuais ineficientes são a maior barreira para assumir um papel estratégico, é preciso um planejamento visando não eliminar de uma única vez todos os processos manuais. Selecione um para começar o projeto. Isso dará a oportunidade de ver se sua automatização leva a mudanças positivas.

Além disso, o RH é um setor que historicamente gera uma grande quantidade de documentos: arquivar, gerenciar e recuperar documentos leva muito tempo. De fato, 51% dos profissionais de RH pesquisados disseram que a papelada e as ações trabalhistas geravam uma perda significativa de produtividade. A solução está em identificar maneiras de melhorar seus processos de gerenciamento de documentos com a adoção de inovadoras soluções de gestão documental.

E, finalmente, a quinta maneira de cultivar a inovação no RH está na integração de todas as informações, o que é possível avaliando os sistemas em uso e buscando novas soluções, já que quase metade dos participantes da pesquisa (45%) cita a falta de integração tecnológica como um problema significativo que dificulta seu trabalho.

Esses silos tecnológicos tornam a integração de recursos e pessoas mais complicada e demorada. Pare um instante e analise se o seu RH está no caminho certo para cultivar a inovação. Caso contrário, avalie como essas 5 maneiras podem ajudar a sua jornada.

*Juliana Ferreira é diretora de RH da Access

Recent Posts

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

18 minutos ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

56 minutos ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

17 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

19 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

21 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

22 horas ago