Como criar um local de trabalho remoto mais inclusivo?

Liderança deve prever possíveis desconfortos que colaboradores apresentem ao trabalhar de casa

Author Photo
2:00 pm - 09 de junho de 2020

Como resultado da Covid-19, todos os profissionais de tecnologia agora estão trabalhando em casa. Isso significa que o mantra de “levar todo o seu eu para o trabalho”, um conceito introduzido por Mike Robbins, invariavelmente inclui um requisito para mostrar aos colegas o seu espaço mais pessoal: a sua casa.

Quando consegui meu primeiro emprego remoto, há dois anos, eu estava mentalmente pronta para isso. Trocar o drama do trajeto e da correria pela conveniência de estar em casa o dia todo, para receber encomendas e começar a lavar a roupa que me permitiriam ser mais produtiva. Apesar de toda a minha prontidão emocional, porém, eu estava muito despreparada para os requisitos físicos e materiais de trabalhar em período integral em casa.

Depois de um ano de tentativas e erros e dinheiro significativo gasto em uma remodelação no porão, na mesa e em fones de ouvido com cancelamento de ruído, agora tenho um escritório particular com uma porta e um quadro branco. Felizmente para mim, minha jornada envolveu o benefício de dinheiro e tempo antes da Covid-19 chegar. Agora, com quase todos os profissionais de tecnologia trabalhando em casa, precisamos enfrentar a realidade de que muitas pessoas são obrigadas neste momento a tornar visível sua falta de acesso aos luxos dos escritórios domésticos.

Aqui estão três maneiras pelas quais os líderes podem nivelar o campo de jogo.

Respeitar o espaço das pessoas

No início da minha jornada de trabalho remoto, havia momentos em que eu tinha reuniões e absolutamente nenhum lugar tranquilo em casa para levá-las. Nessas situações, acabei usando o depósito inacabado no meu porão. Naquela época, os fundos virtuais não existiam e era fundamental para a cultura da empresa ter o vídeo. Assim que eu entrava, alguém ria invariavelmente e outra pessoa fazia um comentário ou, pior, uma piada. Mesmo que eu risse disso – “Sério, estou relegada ao porão!” – ainda era humilhante. Eu me senti terrivelmente pouco profissional. Felizmente, os fundos virtuais agora são um recurso comum de videoconferência e existem muitas opções gratuitas para imagens, mas é extremamente importante como líder que você o torne confortável para as pessoas enquanto elas navegam por isso.

Além de tornar aceitável o uso de fundos virtuais em reuniões, crie uma cultura de não comentar sobre o espaço de trabalho das pessoas (ou na falta dele, não importa o quê). Assim como você não comentaria sobre o companheiro de alguém, tenha o mesmo respeito pelo espaço do escritório. É melhor evitar comentários, pois a criação de uma cultura de observações positivas pode levar pessoas com bons escritórios em casa ou bonitas vistas a receber toda a atenção. Para o indivíduo que trabalha fora de seu depósito, a falta de elogios pode ser tão dolorosa quanto receber comentários negativos.

Fornecer equipamento adequado

Trabalhar na mesa da cozinha é administrável por algumas semanas, mas, eventualmente, o desconforto e a distração de tentar trabalhar no centro da casa terá seu preço. E a lista de compras para obter um espaço de trabalho em casa equivalente a um escritório padrão é longa e cara e pode estar fora do alcance de muitos. Mesa, cadeira, monitor, fones de ouvido, webcam, teclado, mouse… a lista continua. O cenário ideal é reembolsar os funcionários por equipamentos adequados ou permitir que eles tomem emprestado do escritório o que precisam. No mínimo, reembolse os fones de ouvido. Isso permite que os funcionários ouçam e sejam ouvidos adequadamente nas reuniões e ajuda a reduzir os ruídos de fundo associados ao compartilhamento de espaço com outras pessoas em uma casa.

Faça acomodações

A internet de alta velocidade é uma despesa pessoal significativa e, em algumas casas ou bairros, requer equipamento adicional que pode estar fora de alcance devido ao custo. Para os trabalhadores que passam a maior parte do tempo escrevendo documentação ou enviando e-mails, a internet lenta não fica tão evidente para os outros, mas certamente se torna um problema quando você introduz videoconferências. Além disso, certas áreas (principalmente as rurais) podem ter acesso apenas a um modelo de consumo compartilhado da Internet, com a largura de banda afetada pelo uso dos vizinhos. Como líderes, é fundamental não considerar esse acesso como garantido, e lembre-se de que ele está diretamente ligado à classe socioeconômica de alguém.

O que você pode fazer é reembolsar todo ou parte do custo e fazer acomodações quando os problemas da Internet se manifestarem durante as reuniões. Por exemplo, seja flexível com o uso de vídeo, permitindo que as pessoas liguem para reuniões de seus telefones ou façam o máximo possível de forma assíncrona. Recentemente, descobri que realizar reuniões individuais por meio de um documento compartilhado às vezes pode ser uma alternativa a uma reunião ao vivo. Você também pode usar ferramentas de bate-papo como o Slack como outra maneira de se comunicar.

O ponto principal é que, como líder, cabe a você gerar e apoiar maneiras criativas de superar barreiras, mesmo aquelas tão fundamentais quanto o acesso à Internet.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.