Mais lidas
1

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022

2

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados

3

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

Como criar um local de trabalho remoto mais inclusivo?

Liderança deve prever possíveis desconfortos que colaboradores apresentem ao trabalhar de casa

Megan Bigelow, CIO (EUA)
14:06 pm - 09 de junho de 2020
Shutterstock

Como resultado da Covid-19, todos os profissionais de tecnologia agora estão trabalhando em casa. Isso significa que o mantra de “levar todo o seu eu para o trabalho”, um conceito introduzido por Mike Robbins, invariavelmente inclui um requisito para mostrar aos colegas o seu espaço mais pessoal: a sua casa.

Quando consegui meu primeiro emprego remoto, há dois anos, eu estava mentalmente pronta para isso. Trocar o drama do trajeto e da correria pela conveniência de estar em casa o dia todo, para receber encomendas e começar a lavar a roupa que me permitiriam ser mais produtiva. Apesar de toda a minha prontidão emocional, porém, eu estava muito despreparada para os requisitos físicos e materiais de trabalhar em período integral em casa.

Depois de um ano de tentativas e erros e dinheiro significativo gasto em uma remodelação no porão, na mesa e em fones de ouvido com cancelamento de ruído, agora tenho um escritório particular com uma porta e um quadro branco. Felizmente para mim, minha jornada envolveu o benefício de dinheiro e tempo antes da Covid-19 chegar. Agora, com quase todos os profissionais de tecnologia trabalhando em casa, precisamos enfrentar a realidade de que muitas pessoas são obrigadas neste momento a tornar visível sua falta de acesso aos luxos dos escritórios domésticos.

Aqui estão três maneiras pelas quais os líderes podem nivelar o campo de jogo.

Respeitar o espaço das pessoas

No início da minha jornada de trabalho remoto, havia momentos em que eu tinha reuniões e absolutamente nenhum lugar tranquilo em casa para levá-las. Nessas situações, acabei usando o depósito inacabado no meu porão. Naquela época, os fundos virtuais não existiam e era fundamental para a cultura da empresa ter o vídeo. Assim que eu entrava, alguém ria invariavelmente e outra pessoa fazia um comentário ou, pior, uma piada. Mesmo que eu risse disso – “Sério, estou relegada ao porão!” – ainda era humilhante. Eu me senti terrivelmente pouco profissional. Felizmente, os fundos virtuais agora são um recurso comum de videoconferência e existem muitas opções gratuitas para imagens, mas é extremamente importante como líder que você o torne confortável para as pessoas enquanto elas navegam por isso.

Além de tornar aceitável o uso de fundos virtuais em reuniões, crie uma cultura de não comentar sobre o espaço de trabalho das pessoas (ou na falta dele, não importa o quê). Assim como você não comentaria sobre o companheiro de alguém, tenha o mesmo respeito pelo espaço do escritório. É melhor evitar comentários, pois a criação de uma cultura de observações positivas pode levar pessoas com bons escritórios em casa ou bonitas vistas a receber toda a atenção. Para o indivíduo que trabalha fora de seu depósito, a falta de elogios pode ser tão dolorosa quanto receber comentários negativos.

Fornecer equipamento adequado

Trabalhar na mesa da cozinha é administrável por algumas semanas, mas, eventualmente, o desconforto e a distração de tentar trabalhar no centro da casa terá seu preço. E a lista de compras para obter um espaço de trabalho em casa equivalente a um escritório padrão é longa e cara e pode estar fora do alcance de muitos. Mesa, cadeira, monitor, fones de ouvido, webcam, teclado, mouse… a lista continua. O cenário ideal é reembolsar os funcionários por equipamentos adequados ou permitir que eles tomem emprestado do escritório o que precisam. No mínimo, reembolse os fones de ouvido. Isso permite que os funcionários ouçam e sejam ouvidos adequadamente nas reuniões e ajuda a reduzir os ruídos de fundo associados ao compartilhamento de espaço com outras pessoas em uma casa.

Faça acomodações

A internet de alta velocidade é uma despesa pessoal significativa e, em algumas casas ou bairros, requer equipamento adicional que pode estar fora de alcance devido ao custo. Para os trabalhadores que passam a maior parte do tempo escrevendo documentação ou enviando e-mails, a internet lenta não fica tão evidente para os outros, mas certamente se torna um problema quando você introduz videoconferências. Além disso, certas áreas (principalmente as rurais) podem ter acesso apenas a um modelo de consumo compartilhado da Internet, com a largura de banda afetada pelo uso dos vizinhos. Como líderes, é fundamental não considerar esse acesso como garantido, e lembre-se de que ele está diretamente ligado à classe socioeconômica de alguém.

O que você pode fazer é reembolsar todo ou parte do custo e fazer acomodações quando os problemas da Internet se manifestarem durante as reuniões. Por exemplo, seja flexível com o uso de vídeo, permitindo que as pessoas liguem para reuniões de seus telefones ou façam o máximo possível de forma assíncrona. Recentemente, descobri que realizar reuniões individuais por meio de um documento compartilhado às vezes pode ser uma alternativa a uma reunião ao vivo. Você também pode usar ferramentas de bate-papo como o Slack como outra maneira de se comunicar.

O ponto principal é que, como líder, cabe a você gerar e apoiar maneiras criativas de superar barreiras, mesmo aquelas tão fundamentais quanto o acesso à Internet.

Tags:
home office
Brand Post por TOPDesk

Usando o service desk como aliado na redução de custos

Mais do que organizar e gerenciar a solução de problemas, soluções de ITSM e ESM podem ser estratégicas na busca por redução de custos em tecnologia

Em alta

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022
Em alta

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados
Em alta

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados