Como contratar desenvolvedores rapidamente?

Author Photo
8:46 am - 17 de setembro de 2014
Como contratar desenvolvedores rapidamente?
Não é segredo que todos os líderes de TI estão sob pressão para acelerar os ciclos de desenvolvimento. Mas como contratar desenvolvedores rapidamente para impulsionar projetos? Desenvolvimento Agile e implantação contínua são úteis a partir do ponto de vista de processo e ferramentas, mas eles podem ir mais longe.

Qualquer um que tentar contratar profissionais de TI está ciente da desvantagem competitiva potencialmente irrecuperável que a falta de talento cria. Anúncios de emprego permanecem abertos durante meses. O Instituto Brookings relatou recentemente que “as vagas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática consomem mais do que o dobro do tempo para serem preenchidas.”

A consultoria IDC estima que existam 11 milhões de desenvolvedores em todo o mundo. No entanto, a maioria dos CIOs ainda contrata dentro da sua rede de profissionais ou tenta desenvolver as habilidades necessárias em profissionais da empresa. Enquanto isso, a concorrência está disputando os mesmos candidatos.

Graças à Internet e as tecnologias de comunicação e colaboração, esse entrave à contratação está começando a desaparecer. Comunidades de código aberto contam com um grande projeto para essa reinvenção, muito necessária. Tom Preston-Werner, CEO do popular site de compartilhamento de código GitHub, muitas vezes diz que se você não tem uma equipe distribuída você não está, por definição, trabalhando com as pessoas mais talentosas.

Uma equipe distribuída permite superar a escassez de talentos local, mas existem desafios para a construção de uma equipe nesse formato. Abaixo, veja seis dicas do livro Hire Fast and Build Things, que vão ajudá-lo a superá-los.
1. Contrate os melhores talentos – não se concentre apenas no custo
2. Comunique e colabore com frequência
3. Seja persistente e espere que haja uma curva de aprendizado
4. Crie sobreposição de disponibilidade para a sua equipe para que ela esteja sempre on-line 
5. Certifique-se de que profissionais remotos da equipe sintam-se tão importante quanto os que estão dentro da empresa 
6. Use a tecnologia para comunicação e colaboração síncrona e assíncrona. Entre as tecnologias de comunicação estão Google Hangouts, Slack e Skype

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.