Como construir um bom networking?

Não é preciso ser uma pessoa expansiva para ter uma boa rede de relacionamentos profissionais

Author Photo
7:15 pm - 13 de outubro de 2018
networking1_323856479.jpg

Você tomou a decisão de expandir  seus relacionamentos profissionais? Então lembre-se: as melhores redes de relacionamentos profissionais são baseadas na diversidade e na qualidade dos contatos. E o relacionamento online deve ser um complemento.

As pessoas estão, cada vez mais, usando a internet para construir relacionamentos e  isso o ajudará a tornar sua networking mais rica, incluindo não apenas CIOs, mas também pessoas de outras áreas, experiências e culturas que, podem te apresentar a outros grupos.

Infelizmente, nem todos os contatos são importantes e são poucos os que resultam em negócios. Contatos são apenas contatos. Você nunca sabe aonde poderão levá-lo nem o que acontecerá se uma pessoa disser a outra que fez contato através de você.

O primeiro passo para tirar mais proveito do networking é eliminar iniciativas pouco produtivas do ponto de vista profissional. “Investir na qualidade e não na quantidade”, diz Jeffrey Gitomer, autor de “O Livro Negro do Networking”. A parte mais importante da construção de uma rede de relacionamentos profissionais é a identificação das pessoas com as quais vale manter contato. E é aí que entra a diversidade.

Além disso, para transformar possíveis contatos em reais possibilidades de negócio, você deve:

·  Apresentar-se sem medo: crie coragem e tome a iniciativa, mas nunca antes de se preparar para o contato; a primeira impressão que você vai passar é importante para firmar o contato.

·  Utilizar a regra da afinidade: encontre um ponto comum entre você e o seu futuro contato; pode ser o time, a cidade onde vocês moraram na infância, a escola onde vocês estudaram; estabeleça a ligação.

·  Ser determinado e persistente: coisas boas vêm para aqueles que têm paciência e adotam medidas consistentes para consegui-las, portanto, não desanime nunca; você nunca sabe de onde vem a próxima ideia boa para o seu negócio.

Você pode estabelecer networking por toda a parte, desde que esteja consciente da finalidade e também preparado para isso. Mas, para isso, é preciso derrubar alguns mitos do relacionamento profissional:

– Você não tem de ser uma pessoa expansiva para ter um bom círculo de contatos
Pessoas extrovertidas geralmente são péssimos ouvintes, diz Gitomer. “Bons ‘networkers’ têm dois ouvidos e uma boca e usam essas ferramentas proporcionalmente”, brinca o especialista Ivan Misner, guru de relacionamentos, fundador e chairman da BNI .

– A idade não é um atributo tão relevante
Sua rede de contatos deve ter profissionais confiáveis e competentes e isso se dá com atitudes constantes de demonstração de flexibilidade, colaboração, conhecimento e humildade.

– Ter bons relacionamentos não depende de quem você conhece
Na verdade, ter bons relacionamentos depende mais do quanto você conhece sobre determinados assuntos. Quando alguém dá uma referência, está dando, junto, um pouco de sua reputação. Ou seja: não dê referências casualmente. E construa credibilidade com qualquer pessoas que possa te indicar no futuro.

– ‘Networkers’ naturais são muitos difíceis de encontrar 
Isso não significa que você não possa aprender a fazer networking, ou que pessoas não possam desenvolver essa habilidade. Para praticar, ganhe visibilidade, envolva-se em vários grupos e tente criar “esferas de contatos” em mercados que sejam simbióticos mas não concorrentes.

networking

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.