Como compartilhar Ebooks no Kindle

Aprenda neste tutorial como emprestar livros digitais para seus funcionários, amigos e familiares.

Author Photo
2:19 pm - 08 de dezembro de 2011

Amo ler, e amo livros. Não me importo muito com o meio – papel ou digital. Mas uma coisa que realmente sinto falta nos livros eletrônicos ,comparados aos impressos em papel, é a capacidade de compartilhar um bom livro com um amigo ou colega.

Quando se trata de ebooks, a loja da Amazon é o meu destino online preferido para obter material de leitura, principalmente pela facilidade de acesso aos livros no Kindle em todos os meus readers nos smartphones, tablets, PCs e outros aparelhos. A Amazon oferece aplicativos móveis para a maioria das plataformas móveis, incluindo iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone, e o “Cloud Reader” permite que você acesse sua biblioteca Kindle via os navegadores mais populares, para que não precise ter um e-reader Kindle para ler livros no formato Kindle.

Felizmente, agora a Amazon oferece um método de compartilhamento instantâneo de determinados e-books entre os usuários do Kindle e terceiros, mesmo que eles não tenham uma das versões do aparelho. O processo é um pouco entediante. Selecione ebooks que deseja compartilhar e conheça as muitas restrições associadas ao compartilhamento de um ebook.

Mas posso assegurar que o tempo gasto para aprender a emprestar um livro vale a pena.

Preste atenção em detalhes sobre como compartilhar livros Kindle, como determinar se os seus livros Kindle podem ser compartilhados, e algumas restrições que comento a seguir.

Como determinar se e-books Kindle podem ser compartilhados ou emprestados

Apenas alguns ebooks Kindle podem ser compartilhados. Editores e autores Kindle devem habilitar os recursos de compartilhamento de ebooks para permitir que sejam compartilhados ou emprestados pelos usuários.

É bastante simples identificar se os livros Kindle podem ser compartilhados, antes e depois de comprá-los.

Caso você queira saber se um livro Kindle pode ser compartilhado, antes de comprá-lo, vá na página do livro na Kindle Store e confira a seção de detalhes do produto. Se o livro puder ser compartilhado você verá a opção “Lending: Enabled”. Se o livro tiver restrição de compartilhamento, essa opção não aparecerá.

Agora, para identificar se ou um livro Kindle que você já comprou pode ser compartilhado, entre na sua conta da Amazon, navegue na Kindle Store e, em seguida, clique no botão “Manage Your Kindle”, localizado na parte superior da barra de navegação. Na página seguinte, você verá uma lista de todo o conteúdo Kindle já comprado. No lado direito de cada livro verá um botão chamado “Actions“. Clique nem um dle. Os livros que puderem ser compartilhados terão no menu a opção “Loan this Title”, que deve ser clicada caso você deseje iniciar o processo de partilha.

Como compartilhar ou emprestar Ebooks

Há diferentes métodos para compartilhar livros Kindle. No mais simples, em vez de navegar para a página de um livro dentro da Kindle Store, basta clicar no link “Loan this book” na barra amarela do topo da página, que indica que você já comprou o livro. Esse link o leva para outra página que solicita informações sobre a pessoa com a qual você pretende compartilhar o livro, incluindo o seu endereço de e-mail, associado a sua conta Amazon.com. Você também pode digitar uma mensagem pessoal junto com o livro compartilhado.

Restrições

Infelizmente, a Amazon e seus autores e editores parceiros têm amarrado o compartilhamento com uma série de restrições e limitações. Essas regras e regulamentos variam de acordo com os editores e livros. Vejamos algumas delas, as de alto nível.

– Ebooks Kindle podem ser compartilhados ou emprestados por um prazo específico. A maioria dos livros pode ser compartilhada por 14 dias, ou duas semanas. Durante o período de empréstimo, o dono do livro não pode acessar o livro compartilhado. Somente após expirado o período de empréstimo o proprietário pode acessar o ebook compartilhado.

– O seu conte de compartilhamento do livro deve ser aceito pelo destinatário no prazo de sete dias, ou uma semana. Após esse período, você terá que enviar outro convite.

– Muitos ebooks podem ser compartilhados apenas um certo número de vezes e muitos deles podem ser compartilhados apenas por um período único.

– Somente os clientes da Amazon localizados dentro dos Estados Unidos podem iniciar empréstimos, que podem ser feitos com usuários fora do país, se o livro específico estiver disponível em formato digital na localidade do destinatário.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.