Como capacitar equipes autônomas para acelerar a entrega digital?

A necessidade de velocidade nunca foi tão grande. Os clientes são volúveis, big techs, startups de tecnologia que cresceram rapidamente e se tornaram gigantes, estão desintermediando o mercado e os disruptores estão prontos para engolir tradicionais competidores. Suas perspectivas são mesmo sombrias. O alerta é Martin Gill, vice-presidente e diretor de pesquisas da Forrester.

Tudo está perdido? Não, calma. A velocidade de execução é mais vital do que nunca, mas as técnicas de gerenciamento desenvolvidas na era da fabricação e distribuição, em tempos de previsibilidade e certeza, falham em tempos de ruptura.

Eric Ries descreve esse desafio no The Startup Way. A tensão entre a criação de uma visão estratégica que abraça a incerteza, mantendo uma abordagem hands-off à administração e mergulhando no detalhe confortável da execução significa que muitos líderes de negócios digitais criam o que o autor Nilofer Merchant chama de “sanduíche de ar” – uma lacuna clara entre estratégia e execução.

Para competir, os líderes de negócios digitais devem capacitar equipes multifuncionais para inovar, delegando decisões àquelas mais próximas do cliente. Se você acha que isso soa como anarquia corporativa, pense novamente. Ironicamente, a resposta está em mais, não menos, estrutura. Estruturas de governança leve e liderança progressiva podem capacitar equipes autônomas – mas apenas quando aplicadas de maneira inteligente.

Segundo o especialista, há três formas de conquistar esse objetivo:

1. Autonomia leva à velocidade

Como líder empresarial digital, é sua tarefa criar uma cultura de capacitação gerenciada na qual as equipes tomem decisões o mais próximo possível do cliente.

2. Comunicação é fundamental

A confiança e a comunicação de duas vias são vitais. Os líderes devem claramente articular suas intenções e os membros da equipe devem falar se precisarem de mais clareza. Incentive suas equipes a desafiar você.

3. Governança não é uma palavra suja

Estruturas de governança e liderança leves são chave para desbloquear a entrega digital mais rápida.

De acordo com Gill, ao adotar estruturas de comando e controle para responder rapidamente aos ambientes dinâmicos é possível ser bem-sucedido. “Embora eu normalmente hesite em usar analogias militares para a estratégia de negócios, muitas das lições de liderança conquistadas duramente por unidades especializadas como a Marinha se encaixam aqui”, finaliza ele.

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

45 minutos ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

2 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

4 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

4 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

6 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

7 horas ago