Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

Como as crises ensinaram e fizeram da Positivo a empresa que é hoje

Em entrevista à Computerworld, Hélio Rotenberg relembra a trajetória da companhia que completou 30 anos e suas principais reinvenções e apostas

Carla Matsu
10:07 am - 10 de julho de 2019
Guilherme Pupo

Era 1988 quando o engenheiro Hélio Rotenberg, então, professor de informática das Faculdades Positivo teve um grande insight que iria dar base a toda história da Positivo Tecnologia, empresa com sede em Curitiba (PR). “Eu tinha 27 anos, na época”, lembra em entrevista à Computerworld Brasil. “Eu comecei a perceber que as escolas tinham que ensinar informática, mas elas tinham poucos computadores e, junto com professores, comecei a pensar em formas de fabricar um computador localmente. Era um mercado muito fechado na época”, destaca Rotenberg. Na época, o Grupo Positivo já tinha uma rede de mais de mil escolas conveniadas.

Se atualmente a oferta de computadores, notebooks, smartphones e até mesmo objetos conectados parece algo trivial, a uma distância de um clique no e-commerce, há 30 anos o contexto era outro. O Brasil ainda engatinhava na democracia e o mercado brasileiro era fechado às importações. Entretanto, a demanda reprimida de alguns setores, como o da educação, pareciam certos para que a Positivo aumentasse as suas apostas – mas não sem vivenciar sua parcela de crise. “Quando [Fernando] Collor assumiu, ele abriu o mercado de informática. Menos de um ano depois, em março de 1990, o mercado mudou totalmente e as escolas não tinham mais poder de investimento. Repensamos a empresa na crise e começamos a vender para outros mercados”, conta Rotenberg.

O executivo lembra de crises que marcaram o Brasil e que desafiaram a sustentabilidade da empresa. Do mercado de educação, a Positivo passou a vender software e computadores para empresas e também para o governo, por meio de licitações. “O ideograma japonês, que fala que a crise está na oportunidade sempre marcou a minha vida. Crise significa oportunidade”, aconselha o executivo.

O consumidor dita as regras

A maior revolução da Positivo, na visão de Rotenberg, vem em 2004, quando a empresa se lança para o varejo. Se em 2003, a Positivo vendia 21 mil computadores pessoais, em 2004, a companhia saltou para 150 mil PCs vendidos. “Em 2004, éramos líderes no mercado consumidor”, destaca. Em 2011, eram 2 milhões de unidades vendidas, segundo dados da própria companhia. Rotenberg lembra que para dar continuidade ao crescimento da Positivo, foi decisiva a abertura de capital da empresa em 2006.

Em um mercado disputado com grandes representantes internacionais, a grande sacada da Positivo foi apostar no consumo da Classe C. “O que mais nos orgulha é ter contribuído para a informatização da sociedade brasileira. Em 2003, o nível de informatização era muito baixo. Hoje, temos mais de 30 milhões de dispositivos criados e entregues”, conta.

Outro ponto alto na trajetória da Positivo foi o lançamento da marca de smartphones Quantum, em 2015. Atualmente, a fabricante lidera as vendas dos chamados feature phones, aparelhos de entrada que oferecem acesso limitado à internet e aplicativos. “A gente tem que tentar entender que há toda uma classe social que não consegue pagar mais de 500 reais por telefone, mas existe uma necessidade para que consumidores usem, por exemplo, WhatsApp no celular. Então lançamos um feature phone que ofereça o WhatsApp”, indica o executivo. Em junho último, em parceria com o Google, a empresa revelou um aparelho de entrada com um botão dedicado para acionar o Google Assistente.

Os próximos passos

Em três décadas, a Positivo já destinou meio bilhão de reais para pesquisa e desenvolvimento. A diversificação do portfólio de produtos vai além dos computadores pessoais, smartphones e soluções educacionais. Em março deste ano, a companhia anunciou investimento em duas startups do setor de agronegócios, a Agrosmart e a @Tech. Os aportes se deram por meio do Fundo de Investimento em Participações (FIP) da Lei de Informática.

Outra grande aposta da Positivo vê nas casas inteligentes um novo horizonte. Recentemente, a companhia anunciou uma série de produtos conectados, como câmera e lâmpadas também acionados com o Google Assistente. “Quando falamos de IoT, telefone, soluções inteligentes, qual é o preço que o consumidor brasileiro pode pagar para ter Internet das Coisas em casa? Qual é a aplicação de automação que poderá economizar energia, oferecer um alarme, a um preço de 99 reais? Lançamos uma solução para o mercado brasileiro que exemplifica muito a nossa história de fazer produtos adaptados para a classe média brasileira”, defende o executivo.

Olhando para os 30 anos da companhia, Rotenberg destaca que o grande trunfo da Positivo foi “o tempo inteiro entender o mercado”. Empreender em sua visão, é “antecipar movimentos, estar criando e brigando para entender o mercado, o consumidor. Temos uma trajetória de muita luta e muito orgulho. Trinta anos não é para qualquer empresa. Estamos em um novo momento, não somos mais só uma empresa de informática”, atesta Rotenberg.

 

Tags:
negócios
positivo
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados