Como aplicar a Metodologia Ágil em sua rotina

Autora e socióloga com foco no trabalho apresenta lições do sistema ágil de tecnologia para ajudar na agilidade pessoal

Author Photo
1:03 pm - 02 de novembro de 2020

A metodologia Ágil (ou Agile), desenvolvida por especialistas em software, pode ajudar na produtividade e agilidade dos processos diários, em especial naqueles que envolvem o trabalho combinado de diversos membros de uma equipe.

Tracy Brower, autora e socióloga com foco no trabalho, atualmente consultora da Steelcase, diz no artigo que assina para o portal americano Fast Company que a agilidade se resume a alguns hábitos principais: coordenar as muitas demandas de sua vida; permanecer forte o suficiente para suportar os obstáculos lançados e equilibrar as demandas concorrentes de trabalho, saúde, família e saúde mental.

“Os tempos são difíceis, mas você pode ser ágil no trabalho e na vida pessoal. Para aplicar agilidade à sua vida, dê pequenos passos, trabalhe com outras pessoas, experimente, apoie seu círculo social e continue aprendendo. Juntos, eles o ajudarão a ser mais flexível, coordenado e equilibrado possível – todas as características importantes para perseverar, sobreviver e prosperar neste período desafiador”, diz Brower.

Ao longo do texto, a profissional apresenta cinco lições do sistema ágil de tecnologia para ajudar na agilidade pessoal, de acordo com a socióloga:

Dê pequenos passos

As coisas estão esmagadoras hoje. Da política à pandemia e de vespas assassinas à propagação de incêndios florestais, tudo isso pode parecer o Armagedom. Uma maneira de responder a esse turbilhão é dividir as coisas em segmentos menores.

Na terminologia agile, isso é chamado de “trabalho de desconstrução”. Considere as grandes coisas que você precisa realizar e separe-as em pequenas tarefas e responsabilidades. Coloque-as em sequência e verifique-as em sua lista, um de cada vez. Use essa abordagem para o grande projeto no trabalho e as pequenas maneiras de atender aos seus requisitos.

Em sua vida pessoal, considere as demandas significativas que você enfrenta e divida-as em partes menos assustadoras. Colocar as coisas em termos mais gerenciáveis é bom para sua psique e sua motivação, mas também aumentará suas chances de sucesso.

Trabalhe em equipe

O melhor estilo de trabalho baseado no ágil valoriza as pessoas sobre o processo e prioriza a equipe. Trabalhar com dificuldades e desafios pode ser especialmente estressante se você se sentir sozinho. Aprenda com as práticas ágeis e forme coalizões com outras pessoas.

Se você precisar completar uma tarefa difícil, peça sugestões ou conselhos, ou envolva outras pessoas para ajudar. E se você está lutando para manter a perspectiva, encontre um grupo de apoio e compartilhe seus desafios para obter um novo pensamento. Se você está sozinho ou se sentindo isolado, procure um grupo com interesses em comum.

Coloque em prática o hábito de testar

Uma das marcas registradas das práticas ágeis é testar, experimentar, mexer e experimentar. Em vez de esperar pela perfeição e, em seguida, lançar um novo método, os processos ágeis promovem os benefícios de falhar frequentemente e falhar cedo, dando passos incrementais para o sucesso.

Você pode traduzir isso para suas habilidades de enfrentamento, garantindo que você experimente: no trabalho, tente uma nova abordagem para o seu projeto e, na sua vida pessoal, desenvolva uma nova habilidade.

Evite a paralisia que pode advir do estresse e siga em frente, permitindo-se ser menos do que perfeito. Aprenda, expanda, cresça e explore para ser ágil.

Ajude os outros

Um elemento-chave de um processo ágil de sucesso é manter o cliente envolvido.

Em seu trabalho, peça feedback das pessoas que recebem seus resultados e busque informações sobre como você pode melhorar sua eficácia. Em sua vida pessoal, concentre-se em como você pode contribuir para as experiências dos outros. Traga sua atitude positiva para seus filhos ou parceiro.

Adicione seu grande senso de humor às interações com seus amigos e contribua com a perspectiva do trabalho voluntário. No geral, considere como você serve aos outros com suas melhores habilidades e talentos – um dos fundamentos do ágil.

Foque na melhoria contínua

O modelo ágil é eficaz porque conjuntos de tarefas são executados em sprints – ciclos curtos para os quais a equipe recebe feedback regularmente a cada poucas semanas. Você pode aplicar esta lição do Ágil, sempre focando em como você pode melhorar.

Quando você fica em casa e não pode ir com tanta frequência ao escritório, academia ou mesmo reuniões sociais, existe o risco de você estagnar.

Procure novos desafios no trabalho. Levante a mão para o projeto complicado e se ofereça para ajudar um colega. Em sua vida pessoal, busque a oportunidade de melhorar seus níveis de condicionamento físico ou de conviver com a família e amigos (de forma fisicamente distante).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.