Como a TI pode aproveitar o poder da IA e do GPT

Tecnologias de IA e GPT podem capacitar a TI corporativa a melhorar experiências do cliente e do usuário, reduzir desperdícios e eliminar erros

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9:03 am - 24 de agosto de 2023
ChatGPT, IA generativa, cibersegurança, GPT, IA Imagem: Shutterstock

Hoje em dia, os líderes de TI não podem abrir um navegador da web sem ver inúmeras histórias sobre como as tecnologias de inteligência artificial (IA) e de transformador pré-treinado generativo (GPT) economizaram tempo, recursos e dinheiro para as empresas. Infelizmente, eles também podem se deparar com uma ou duas histórias sobre como as empresas sofreram um desastre graças à aplicação de IA e GPT no caso de uso errado e com dados ruins.

Os observadores da indústria debatem a utilidade dessas tecnologias enquanto também detalham os riscos inerentes de confiar cegamente na tecnologia com dados confidenciais. Mas a recompensa potencial pode valer a pena correr o risco, de acordo com pesquisas recentes. Por exemplo, “em uma recente pesquisa de webinar do Gartner com mais de 2.500 executivos, 38% indicaram que a experiência e a retenção do cliente são o objetivo principal de seus investimentos em IA generativa. Em seguida, vieram o crescimento da receita (26%), otimização de custos (17%) e continuidade dos negócios (7%).”

E os analistas da Forrester Research alertaram em um blog: “É importante lembrar que, se a IA generativa facilita as coisas, também torna mais fácil fazer coisas ruins”.

Então, o que as equipes de TI das empresas devem acreditar sobre as tecnologias da moda? E como a TI pode aproveitar os benefícios que essas tecnologias oferecem sem riscos? Para começar, essas tecnologias prometem automatizar processos que reduzem o trabalho de coleta e correlação de dados entre os setores. Por exemplo, a IA e o GPT podem diminuir o tempo que a TI leva para encontrar e resolver problemas, bem como comunicar os resultados de uma maneira inegavelmente humana e conversacional que repercutirá entre os usuários finais e os clientes.

Aqui estão alguns dos melhores casos de uso de TI para GPT nos ambientes sofisticados de hoje.

Recomendações automatizadas de especialistas

A IA e o GPT dependem do consumo de volumes de dados em um ambiente, bem como da capacidade de correlacionar rapidamente eventos e alertas em tempo real com incidentes conhecidos e suas respectivas correções. Essas tecnologias podem ser melhor utilizadas como recursos integrados em ferramentas de experiência e monitoramento de serviço, permitindo que a TI acelere a identificação e resolução de problemas.

Por exemplo, o GPT pode coletar informações dos sistemas Jira sobre como o problema identificado foi resolvido no passado, acelerando o tempo de resolução para os negócios.

As tecnologias de IA e GPT podem silenciar o ruído de vários eventos e alertas – e fornecer informações valiosas para as equipes de TI mais rapidamente do que seria humanamente possível. O número de alertas gerados por várias ferramentas de monitoramento sempre foi um problema no gerenciamento de ambientes de TI sofisticados.

Agora, com o GPT, os funcionários de TI têm as ferramentas de que precisam para saber quais alertas representam um incidente crítico e quais eventos podem realmente ser desconsiderados como ruído.

Inteligência na identificação e resolução de problemas

A maioria dos ambientes de TI possui várias ferramentas de monitoramento que geram alertas quando ocorre um incidente. Acrescente a isso os tíquetes de serviço gerados pelos usuários finais, e a tarefa de relacionar os eventos à solicitação de serviço pode rapidamente se tornar esmagadora. Os operadores de TI que tentam entender como resolver o problema e fechar o ticket de serviço se beneficiarão muito com a forma como as tecnologias GPT podem gerar resolução de problemas.

A IA e o GPT podem fornecer resumos em linguagem simples e ponderados de como os problemas foram resolvidos no passado e como esse conhecimento pode ser aplicado na situação atual. O GPT pode gerar relatórios de causa raiz de automação decifrando um grupo de tíquetes relacionados e destilando as principais resoluções desse grupo, eliminando o desperdício de tempo para TI e acelerando a disponibilidade de serviços para usuários finais e clientes.

Resultados de pesquisa perfeitos

A pesquisa é uma ferramenta útil — quando fornece respostas diretamente relacionadas à consulta de pesquisa. Com a IA e o GPT incorporadas às tecnologias de pesquisa, o gerente de serviço e os operadores de TI podem confiar mais facilmente que os resultados da pesquisa se aplicarão ao problema em questão.

O GPT pode capacitar agentes da central de serviços e os usuários finais em sua busca por respostas adequadas e aplicáveis com o local de trabalho digital de sua empresa. As ferramentas de IA e GPT fornecerão a melhor e mais provável resposta rapidamente, acelerando o tempo de resolução tanto para a TI quanto para os funcionários.

Agentes virtuais mais inteligentes

É aqui que o GPT de hoje realmente se destaca. Devido ao seu processamento de linguagem natural, o GPT pode permitir que os agentes de bate-papo virtual se comuniquem de forma mais humana do que nunca. Usando seu acesso a volumes de dados corporativos, o GPT pode pesquisar e encontrar a melhor e mais rápida resposta para qualquer consulta — e transmitir as informações em linguagem simples, fácil de entender e implementar.

Mais uma vez, o poder de acelerar a resolução de problemas fornecerá benefícios infinitos para uma empresa corporativa, aliviando a carga das equipes de TI, permitindo que os usuários finais se ajudem e dando aos clientes acesso às melhores informações e ferramentas mais inteligentes para responder às suas perguntas.

Prevenção de riscos de mudanças no DevOps

As organizações que adotam o DevOps provavelmente também seguem o mantra “falhe rápido, falhe com frequência, recupere rapidamente” ao implementar mudanças. Com o GPT, não falhar é uma opção, pois a tecnologia dirá o que pode e é provável que aconteça quando você implantar alterações específicas.

As tecnologias generativas orientadas por IA podem ser integradas à cadeia de ferramentas DevOps, permitindo que os desenvolvedores vejam o impacto potencial de uma mudança antes de lançá-la. Com base nas lições de falhas passadas, a IA e o GPT podem antecipar o impacto de uma alteração ou liberação em um serviço de negócios e, mesmo antes da implementação, identificam o nível de risco da mudança.

A IA e o GPT continuarão a intrigar os líderes de TI à medida que evoluem em aplicativos prontamente disponíveis e em ambientes corporativos. Os gerentes de tecnologia experientes aprenderão como aplicar as tecnologias em suas empresas para aliviar a equipe humana da tediosa coleta e correlação de dados, acelerando o tempo de resolução e reparo.

Os usuários finais e os clientes também podem aproveitar os benefícios da IA e do GPT quando os capacita com o conhecimento para ajudar a si mesmos. A tecnologia permitirá que os departamentos de TI da empresa simplifiquem os processos de identificação e resolução de problemas – e potencialmente muito mais.

Para obter esses e outros benefícios, os líderes de TI devem desenvolver estratégias inteligentes para incorporar a tecnologia em suas organizações e aproveitar seu poder para conduzir uma empresa digital autônoma.

* Ajoy Kumar é cientista-chefe de dados, gerenciamento de operações e serviços digitais da BMC

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Ajoy Kumar

Ajoy Kumar é cientista-chefe de dados, gerenciamento de operações e serviços digitais da BMC

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