Notícias

Como a tecnologia pode ajudar a lidar com a geração “Nem-nem”

Não trabalham e também não estudam. Essa definição da chamada geração “nem-nem”, que representa aproximadamente um quinto dos Millennials, segundo pesquisa da MindMiners, startup brasileira especializada em pesquisas digitais, que analisou brasileiros entre 18 e 32 anos para mostrar como o amadurecimento tardio e os valores dessa geração estão impactando o mercado de trabalho e gestores de Recursos Humanos (RH). O levantamento mostra também que 57% dos entrevistados estão desempregados há mais de um ano.

O fato é que, em meio à escassez de profissionais qualificados em diversos mercados (sobretudo no de tecnologia), o potencial desperdiçado com essas pessoas é enorme.

Diante de dados específicos sobre a posição desta geração, o papel do gestor de RH tem sido cada vez mais desafiador.

Como lidar com a geração nem nem? Apesar de serem profissionais que nenhuma empresa quer lidar, em algum momento alguma pessoa nesse perfil vai cruzar o caminho da companhia. Ou, em outros casos, algum talento pode começar a seguir esse caminho.

Plataformas tecnológicas têm surgido como aliadas para, entre outras funções, fazer o mapeamento comportamental de candidatos e prever reações em determinadas situações.

Para Mariana Horno, Gerente Sênior de Recrutamento da Robert Half, a questão de preparo, usando tecnologias e ferramentas de mapeamento de perfil, é sempre bem-vinda para o RH ter mais precisão do perfil que contratará e aderência cultural com a empresa. No entanto, ela alerta que o desafio está na retenção e gestão desses profissionais no dia a dia. “Eles costumam ser mais dinâmicos do que o normal e precisam ser estimulados constantemente. Dessa forma, investimentos em ferramentas de avaliação e tecnologias devem somar à gestão, que deve ser próxima, com entendimento do que seriam desafios para esses profissionais de forma individual”, afirmou.

Mariana acredita que o primeiro ponto necessário do processo é um alinhamento prévio a ser feito pela empresa, no que tange a certeza do perfil cultural e comportamental que tem aderência na corporação. “Após isso, a ferramenta escolhida ajuda a levantar o perfil do profissional, bem como, em alguns casos, pontos de melhoria para serem trabalhados em gestão. O alinhamento de expectativas, portanto, se aproxima, tornando mais adequada a gestão e acompanhamento”, disse.

Tecnologia

A Solides, HRTech especialista em Gestão Comportamental e People Analytics, é um exemplo de tecnologia que atua diretamente com soluções tecnológicas para tornar o RH mais estratégico e eficiente.

A empresa criou o Profiler, software que cruza dados com comportamento de pessoas. Mônica Hauck, fundadora da empresa, comenta que a ferramenta ajuda empresas a reter melhor os funcionários, simplesmente conhecendo como cada um dos colaboradores funciona.

Desenvolvido sob conceitos aprovados em todo o mundo, e com índice de eficácia superior a 97%, os principais benefícios gerados pela ferramenta, segundo a Solides, são: aumento de produtividade por meio do ajuste adequado de perfil e a redução dos custos com a rotatividade.

O Profiler tem como base a avaliação em cluster de combinações de quatro perfis básicos e distintos de comportamento profissional. São várias combinações possíveis e diferentes predominâncias de níveis para estes quatro perfis, que geram personalidades singulares, índices e percepções de mundos diferentes que são medidos pelo sistema, apenas reforçando que cada pessoa é única, mas ainda sim pertence a um grupo.

A análise comportamental conta com 50 informações e o sistema é aplicado duas vezes por ano para obter dados das pessoas. Com isso, é possível identificar como ela se motiva, como age sob pressão etc. “A partir disso, conseguimos alinhar com desempenho de cada pessoa. É o people analytics: cruzamento de dados para inteligência”, definiu Mônicia.

A empreendedora comenta que, diante da enorme transformação que os RHs estão passando, a automação de processos é parte fundamental. “O RH manual já não tem mais lugar. A própria gestão não aceita mais.”

Para Mônica, o mapeamento comportamental deste tipo ajuda a mostrar para a pessoa no que ela é boa, algo essencial para lidar com a geração nem-nem. “A empresa consegue fazer a gestão focada nas forças e habilidades de cada pessoa. Isso ajuda na retenção”, ressaltou.

“Quando você coloca a pessoa certo no lugar certo, dá clareza e ajuda nos rumos da carreira”, completou.

Não descartá-los

A solução, para as duas executivas, não é desistir dos “nem-nem”. “Essa geração vem para quebrar paradigmas de gestão. Acreditamos que ajudam, inclusive, no desenvolvimento dos gestores, pois precisam superar barreiras e ‘sair da caixa’ para atingi-los”, afirmou Mariana.

Ainda, a especialista em RH recomenda que gestores precisam ter uma ideia mais clara do seu próprio perfil e de como podem utilizar a comunicação para engajamento e as características de dinamismo e inovação desses profissionais a seu favor para aumento da produtividade, sem agredir, claro, o perfil da empresa.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

18 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

18 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

19 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

20 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

20 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

21 horas ago