Notícias

Como a L’Oreal usa Realidade Aumentada para impulsionar a receita?

A subsidiária da L’Oreal nos Estados Unidos anunciou o lançamento de um serviço que permite que os consumidores utilizem a câmera do smartphone para simular tons de cor de cabelo com produtos L’Oréal, Garnier Nutrisse e Garnier Olia, utilizando tecnologia de realidade aumentada.

De acordo com informações do The Wall Street Journal, o projeto usa o aplicativo de reconhecimento de imagens Google Lens, responsável por ativar o serviço virtual de testes. A companhia está expandindo o uso de realidade aumentada e inteligência artificial depois que testes feitos no último ano aumentaram as compras de produtos de maquiagem e cor de cabelo.

Leia mais na IT Trends

Segundo Lubomira Rochet, diretora digital da empresa francesa de cosméticos, na L’Oreal a taxa de consumidores que compraram produtos foi triplicada. “É difícil determinar como certos produtos, especialmente a cor do cabelo, ficarão em uma pessoa até experimentá-la”, disse Rochet ao WSJ. “Há uma vantagem real em orientar o consumidor a encontrar a cor certa.”

As vendas da L’Oréal entre janeiro e setembro deste ano foram de cerca de US$ 24,7 bilhões, um aumento de cerca de 8% em relação ao mesmo período de 2018. A empresa afirmou em outubro que um dos principais fatores de crescimento foi o aumento das vendas de comércio eletrônico, que cresceu cerca de 49% durante o primeiro semestre de 2019 em comparação com o ano passado.

A tecnologia por trás da plataforma é a ModiFace, que utiliza rede neural para identificar automaticamente partes do rosto do usuário, aplicando o tom escolhido. As redes neurais são compostas por camadas de “neurônios” artificiais interconectados que aprendem automaticamente sobre os recursos de um objeto específico com base em grandes quantidades de dados.

A L’Oréal está entre as várias empresas de cosméticos que vêm recorrendo à realidade aumentada e à inteligência artificial para aumentar o faturamento. Os varejistas de cosméticos que oferecem serviços virtuais semelhantes incluem a Ulta Beauty Inc., que recentemente adquiriu duas startups especializadas em realidade aumentada e IA, e a Sephora, de propriedade da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

17 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

17 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

18 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

20 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

20 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

21 horas ago