Como a IA está impulsionando o futuro dos serviços financeiros

As instituições financeiras estão usando soluções baseadas em IA para alavancar oportunidades de crescimento de receita, minimizar despesas

Author Photo
4:58 pm - 13 de maio de 2022
Computação quântica e IA saem do papel e ganham o mercado corporativo

As instituições financeiras estão usando soluções baseadas em IA para alavancar oportunidades de crescimento de receita, minimizar despesas operacionais e automatizar processos manualmente intensivos. Uma pesquisa recente da NVIDIA com profissionais de serviços financeiros mostrou que 83% dos entrevistados concordam que a IA é importante para o sucesso futuro de suas empresas. A pesquisa, intitulada ‘State of AI in Financial Services’, também mostrou um impacto financeiro substancial da IA ​​para empresas, com 34% dos que responderam concordando que a ferramenta aumentará a receita anual em pelo menos 20%.

A abordagem para utilizar a IA difere com base no tipo de empresa financeira. Entre fintechs e empresas de investimento, as aplicações de IA mais citadas foram negociação algorítmica, detecção de fraude e otimização de portfólio. Isso reflete um foco principal na proteção e maximização do retorno ao cliente. Por outro lado, bancos e outras instituições financeiras apontaram a detecção de fraudes, sistemas de recomendação e otimização de vendas e marketing como seus principais casos de uso de IA. Os bancos não se concentram apenas na detecção e prevenção de fraudes, mas também criam aplicativos habilitados para IA para aquisição e retenção de clientes, além de produtos e serviços personalizados de venda cruzada e adicional.

Do mercado de capitais ao financiamento ao consumidor e às fintechs, a IA está impulsionando o futuro das finanças. Os traders adotam IA e HPC (Computação de Alto Desempenho) para acelerar a negociação algorítmica e backtesting, ao mesmo tempo em que atendem às regulamentações do setor por meio de modelos explicáveis. Fintechs e bancos tradicionais estão transformando a entrega de serviços financeiros em serviços e produtos – como empréstimos, seguros e pagamentos – com soluções habilitadas para IA. E a IA está melhorando a produtividade das instituições financeiras por meio de agentes virtuais em call centers e análise automatizada de documentos financeiros extensos.

Construindo o banco com inteligência artificial

A IA está permitindo que as instituições financeiras forneçam serviços mais inteligentes e seguros para seus clientes e consumidores. As empresas também estão recorrendo a soluções de IA para criar sistemas robustos de detecção e prevenção de fraudes e acelerar cálculos de risco.

Computação acelerada para traders

Os volumes de dados de mercado aumentaram com o surgimento de novos instrumentos, tipos de dados e locais. Para se manterem competitivas, as instituições financeiras estão trazendo o poder da IA ​​e HPC para se adaptar às condições do mercado em tempo real e às janelas de negociação mais curtas. A execução comercial bem-sucedida geralmente é medida em nanossegundos, e a computação mais rápida resulta em estratégias comerciais mais inteligentes e maiores oportunidades de lucro.

Construir uma infraestrutura de negociação de ponta a ponta que combine IA corporativa com rede de alta velocidade é fundamental para fornecer a menor latência e a maior largura de banda para essa negociação.

Protegendo pagamentos com IA

Os pagamentos impulsionam a economia global, seja transferindo dinheiro para familiares e amigos, pagando contas ou comprando produtos on-line. As empresas financeiras estão usando a IA para melhorar a segurança e a transparência nos sistemas de detecção e prevenção de fraudes em pagamentos, bem como para verificação de identidade para atender aos requisitos regulatórios associados ao Anti-Money Laundering (AML) e ao Know-Your-Customer (KYC).

A American Express, por exemplo, utiliza algoritmos de fraude para monitorar todas as transações em sua plataforma em tempo real. A gigante financeira implantou modelos baseados em deep learning para detectar fraudes e gerar decisões em milissegundos.

Criação de apólices de seguro precisas

Os aplicativos habilitados para IA estão também impactando significativamente o setor de seguros, assim como as seguradoras, que vão além do gerenciamento tradicional de sinistros e adotam fluxos de trabalho digitais que empregam uma abordagem totalmente orientada às análises. Isso inclui o uso de IA para automatizar o processamento de reclamações, identificar queixas, ações fraudulentas e criar novos serviços digitais para aumentar a satisfação do cliente.

Fintechs usam IA para inovação disruptiva

As fintechs estão criando interações mais intuitivas e personalizadas entre clientes e suas finanças com mecanismos de recomendação, IA conversacional e modelos de detecção de fraudes de aprendizado profundo.

Seja em negociações aceleradas, call centers automatizados, prevenção de fraudes em tempo real ou outros serviços financeiros, a IA está ajudando as instituições financeiras a impulsionar o futuro das finanças para seus clientes. Em última análise, as instituições financeiras habilitarão centenas ou milhares de aplicativos para IA. Os bancos que investem na transformação da IA ​​corporativa podem ganhar participação de mercado, melhorar a satisfação do cliente e melhorar seu desempenho financeiro às custas daqueles que não conseguem inovar em IA.

*Vitor Bongiorno, diretor comercial da Nuveto

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.