Comgás anuncia aplicativo para prevenção de danos na rede de gás

Author Photo
6:52 pm - 18 de setembro de 2017

A Comgás e a Prefeitura Municipal de São Paulo anunciaram na última semana o pré-lançamento do aplicativo móvel do Programa de Prevenção de Danos da companhia, o Obra Segura Comgás. O app mapeia toda a rede da Comgás na cidade e permite que funcionários da companhia e de outras concessionárias de serviços, além da população em geral, reportem de maneira colaborativa eventuais obras de infraestrutura em andamento próximas a tubulações de gás.

A iniciativa soma-se ao aplicativo GOConvias, do Departamento de Controle de Uso de Vias Públicas (CONVIAS) da cidade de São Paulo, órgão da Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SMSO). O GOConvias busca automatizar os processos de cadastro e controle de obras de infraestrutura, para garantir maior eficiência e segurança na gestão da ocupação do subsolo urbano. O novo aplicativo da Comgás, especificamente, proporciona mais um canal para o reporte de obras, gerando maior controle para a concessionária e, consequentemente, mais segurança para as obras em andamento.

Por que São Paulo?

“São Paulo é uma cidade que demanda soluções inteligentes e sustentáveis que ofereçam suporte ao seu crescimento. Por isso, estamos trabalhando em estreita colaboração com a Prefeitura de São Paulo para encontrar formas inovadoras de garantir a segurança e a eficiência das obras de infraestrutura do município”, avalia José Carlos Broisler, diretor de operações da Comgás.

“A busca por novas tecnologias é uma constante na gestão João Doria. Na Secretaria de Serviços e Obras estamos empenhados em adotar uma gestão cada vez mais moderna e efetiva do subsolo e do mapeamento das redes de infraestrutura da cidade de São Paulo. A Comgás tem se mostrado uma importante parceira no desenvolvimento de novas opções e alternativas nesse sentido”, afirma o secretário Marcos Rodrigues Penido.

Objetivos

O Programa de Prevenção de Danos (PPD) da Comgás busca garantir eficiência e segurança operacional para obras executadas pela companhia, por concessionárias parceiras e por clientes. Para isso, além de treinamentos e orientações frequentes, há um intenso investimento em novas tecnologias e parcerias. Como resultado, a empresa registrou em 2016 uma redução de mais de 30% no índice de danos em relação a 2010, atingindo o mesmo patamar médio registrado nos Estados Unidos.

A Comgás possui hoje uma rede 100% georreferenciada, e disponibiliza em seu portal o sistema “Nossa Rede”, que permite a qualquer pessoa ou empresa consultar previamente a localização da tubulação de gás antes de realizar uma intervenção no solo. O programa tem como objetivo incentivar as empresas responsáveis pelas obras, uma vez cientes da existência de tubulação, a solicitarem as informações necessárias como plantas e croquis da rede, bem como o acompanhamento técnico que a Comgás disponibiliza 24h por dia, sete dias por semana.

Inovação

“A Inovação Tecnológica gera desburocratização, economia de tempo, de materiais, de recursos humanos e ainda oferece transparência das ações. O aplicativo contribuirá para reduzir o número de intervenções nas vias de São Paulo provocados por situações de manutenção de emergência da rede. Isto significa maior segurança no trânsito, menor impacto no tempo de viagem dos munícipes e redução de intervenções operacionais de trânsito”, informa Milton Persoli, diretor de Operações da CET.

O aplicativo Obra Segura Comgás será disponibilizado para download a partir de outubro para smartphones com sistemas iOS e Android. O pré-lançamento aconteceu em uma cerimônia na sede da Comgás, em São Paulo (SP), com a presença do secretário de Serviços e Obras da Prefeitura Municipal de São Paulo, Marcos Rodrigues Penido, juntamente com o diretor-presidente da Comgás, Nelson Gomes Neto, e os convidados Milton Persoli, diretor de operações da CET, Coronel Marco Aurélio Alves Pinto, coordenador da Defesa Civil, e Frank Itinoce, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.