Comércio eletrônico: 5 dicas para se preparar para o Dia dos Pais

O próximo dia 13 de agosto marca o Dia dos Pais, data que tradicionalmente movimenta o comércio no país. Segundo a ABComm, entidade que representa o setor de e-commerce, a data deve movimentar R$ 2,07 bilhões, a quarta mais importante para o varejo no Brasil. O valor representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

Com a expectativa de alta nas vendas, crescem as oportunidades para os lojistas virtuais fisgarem os consumidores. É estimado que nada menos do que 5,99 milhões de pedidos sejam realizados para a data.

Mas para conseguir de fato ter sucesso na data, algumas dicas de especialistas são essenciais. Confira uma lista de 5 passos que lojistas e empreendedores virtuais devem seguir para otimizar as vendas no Dia dos Pais.

1. Segmente a base e seja criativo

Ao segmentar a base de dados, é possível ser mais certeiro no direcionamento de ofertas. Utilizar a criatividade atrelada à tecnologia também pode ser um grande atrativo. “Geralmente, quem possui 20 anos não gasta o mesmo valor que uma pessoa de 40. É importante que o lojista possua ferramentas comportamentais atreladas ao site e ofereça as melhores opções para o público certo”, afirma Victor Popper, diretor geral da All iN Marketing Cloud. “Manter o foco no conteúdo dos e-mails, por exemplo, com dicas de presentes, jogos, quiz ou histórias relacionadas aos produtos, auxilia consumidores indecisos na hora da escolha”, finaliza Popper.

2. Estoque, estoque e estoque

Para atender a demanda, é essencial que os lojistas virtuais estejam preparados para o aumento no fluxo de vendas. “Todas as datas sazonais criam uma expectativa muito grande por parte do comprador. Os lojistas devem estar em dia tanto com o estoque quanto com a logística. Utilizar embalagens personalizadas ou enviar mimos que surpreendam, são estratégias positivas para a marca, que pode conquistar e fidelizar o consumidor com uma ação simples, mas que exige organização”, afirma Willians Marques, diretor-geral da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.

3. Marketplaces como alternativa

Carlos Alves, diretor de marketplace do Magazine Luiza, acredita que ser multichannel pode auxiliar os empreendedores. “Atualmente, existem diversos marketplaces, cada um com suas particularidades. É primordial que os estabelecimentos estejam preparados para atuar em todos simultaneamente, por meio de uma excelente gestão de estoque e administração. Como resultado, o fluxo de vendas é potencializado e o lucro do e-commerce vai crescer ainda mais.”

4. Clubes de assinatura podem aproveitar a data para crescer

Clubes de assinatura são uma nova tendência no comércio virtual. Para os empreendedores, é uma opção interessante, pois gera renda recorrente por um baixo custo de manutenção de clientes. Aproveitar as datas comemorativas pode ser a sacada para atrair novos assinantes. “Criar kits temáticos funciona como um incentivo para que os usuários façam uma assinatura mensal. Além disso, oferecer benefícios como descontos em lojas parceiras ou assinaturas e brindes extras atrai novos consumidores e fideliza os antigos. Para aproveitar a sazonalidade, é primordial que haja uma opção para que o usuário possa presentear outra pessoa, juntamente com uma mensagem personalizada”, afirma Luan Gabellini, sócio-fundador da Betalabs, empresa especializada em sistemas de gestão e plataformas de e-commerce.

5. Atenção redobrada

Com o alto volume de vendas em períodos comemorativos, abre-se uma brecha para que golpistas efetuem ações fraudulentas. “Para diminuir os riscos, é essencial atuar com ferramentas ativas de confirmação de dados em transações on-line, que permitem que o varejista confira telefone, idade, nome de parentes, endereço e signo, informações que o fraudador não terá sobre a vítima”, explica Rafael Albuquerque, diretor comercial da UnitFour, empresa fornecedora de banco de dados para o mercado.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

2 dias ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

2 dias ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

2 dias ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

2 dias ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

2 dias ago