Com volatilidade do mercado global, empresas diminuem empregos na TI

Author Photo
10:40 am - 12 de fevereiro de 2016
Com volatilidade do mercado global
A sombra da incerteza e a volatilidade do mercado global atual estão levando empresas a cortar gastos – e isso também significa demissão de pessoas e congelamento nas contratações. 
Estima-se que, nos Estados Unidos, 5,3 mil empregos de TI foram criados em janeiro deste ano. Mas, no mesmo período no ano passado, o número chegou aos 15,9 mil, de acordo com a consultoria de gestão Janco Associates Inc. Esse cenário reflete tanto as demissões quanto a falta de novas contratações, segundo explica Victor Janulaitis, chefe-executivo da Janco, em entrevista ao CIO Journal, do The Wall Street Journal.
Muitas empresas costumam oferecer o salário de TI um pouco acima do anual entregue a outras profissões do ramo corporativo. E, também por esse motivo, quando há a necessidade de realizar cortes, as áreas mais onerosas acabam sendo o principal alvo.
De 47 CIOs entrevistados, a afirmação foi unânime: qualquer iniciativa de tecnologia que não possua forte apoio de gerenciamento executivo está sendo colocada em espera, provavelmente pelos próximos 12 a 24 meses.
Paralelamente, a Foote Partners LLC, empresa de análise de TI, realizou levantamento que mostra que 5,5 mil empregos em TI foram criados nos EUA em janeiro deste ano, mas está abaixo dos 6,1 mil registrados em dezembro e é ainda menor do que a metade do número médio mensal de empregos gerados em 2014. E essas diminuições também chegam a afetar os C-levels.
A desaceleração também pode ser reflexo da evolução do papel da tecnologia nas grandes empresas, que procuram por talentos que tenham  mix de habilidades técnicas e de negócios, de acordo com o analista-chefe da Foote Partners, David Foote. “A constituição dessa força de trabalho mudou, passando de posições com foco em infraestrutura para posições de negócios voltados ao cliente e para a tecnologia digital”, disse.
Mike Durney, presidente e CEO do DHI Group afirma que, enquanto a demanda em áreas como nuvem, segurança e análise de dados está estabilizada, faltam posições para administradores de sistemas e de banco de dados.
Mas 2015 ainda registrou cortes menores que em 2001 – quando teve a maior redução em contratações na TI. Foram 79.315 contra 695.581, respectivamente nos Estados Unidos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.