Windows 11 traz novo visual com foco em performance e produtividade

Para Satya Nadella, CEO da Microsoft, nova versão do sistema reforça "soberania" para os criadores e "agência" para consumidores

Author Photo
1:02 pm - 24 de junho de 2021
windows Reprodução/Microsoft

Após meses de antecipação e rumores, a Microsoft anunciou oficialmente nesta quinta-feira (24) a nova geração de seu sistema operacional, o Windows 11.

O software traz uma reimaginação completa da interface de usuário e do visual do Windows. O foco da empresa é na simplificação do Windows como um todo, incluindo melhorias de performance, novas opções de multitasking e uma linguagem de design reformulada.

Leia mais: Ex-IBM, Rodrigo Kede assume presidência da Microsoft América Latina

O sistema operacional também reforça a ambição da Microsoft em ser uma plataforma aberta para a criação e inovação, e traz ferramentas para que usuários e desenvolvedores executem e entreguem suas criações de forma mais simples.

Essa ambição se refletiu nas palavras de Satya Nadella, CEO da Microsoft, que classificou o Windows como uma “força democrática”, que deu origem, ao longo da história, a diversos novos ecossistemas de produtos e serviços para a indústria. “O Windows sempre representou soberania para os criadores e agência para os consumidores”, afirmou o executivo. “Com o Windows 11, temos um sentimento renovado em relação à função do Windows no mundo”.

Satya Nadella

Segundo o líder da empresa, a nova versão do Windows é baseada em uma visão tripla que a companhia tem para o futuro: não há computação pessoal sem escolha pessoal; Windows como o palco para a promoção da inovação; e a visão do sistema operacional como plataforma para criadores de plataformas. Os três pilares são representados por uma série de novos recursos que virão embarcados de forma nativa no Windows 11, incluindo apps Android, Loja Windows redesenhada e integração de widgets e apps.

“Hoje o mundo precisa de uma plataforma mais aberta. Uma que permita que aplicativos se tornem plataformas próprias. Windows é a plataforma em que coisas que são maiores que o Windows podem nascer, como a web. Essa é a nossa aspiração com o Windows 11, ser a plataforma para a próxima web, a próxima categoria de software transformadora, o próximo negócio de conteúdos customizados”, afirmou Nadella.

Interface renovada e melhorias de performance

Uma das principais mudanças trazidas pelo Windows 11 está no botão “Iniciar”. Tradicionalmente localizado na parte inferior esquerda da barra de tarefas, o botão passa a ficar centralizado. O menu inicial também deixa de lado o visual dos “Tiles”, originalmente introduzidos no Windows 8. O novo visual parece tirar inspiração de sistemas operacionais móveis, organizando notificações em cartões dedicados aos diferentes aplicativos.

Em termos de design, ângulos retos foram substituídos por acabamentos arredondados e suaves. Há ainda um foco grande em telas transparentes e de fácil visualização. “A equipe ficou obcecada por cada pixel. Como a forma como a luz se move pelos ícones, as transparências que te guiam. As cores, as texturas, elas parecem reais. As transições são lindas e você pode sentir a elegância”, disse Panos Panay, líder do Windows.

Um dos novos recursos anunciados é a interface de “Snaps”, função que permite aos usuários organizar diversos aplicativos em janelas mais simples. O recurso visa facilitar, por exemplo, o uso de aplicativos através de múltiplos monitores, como um notebook conectado a um monitor.

Outra novidade fica por conta dos widgets do Windows 11, aplicativos adaptados ao usuários através do uso de inteligência artificial e que permitem rápido acesso a informações relevantes. Entre os widgets nativos estão informações sobre o tempo, mapas e um feed de notícias. Para criadores e editores, o Widgets promete abrir novos espaços no Windows para fornecer conteúdo personalizado. Novos gestos e comandos de toque também estarão disponíveis para uso do sistema operacional em tablets.

De acordo com a companhia, o sistema otimiza também a performance de máquinas. Atualizações do Windows estão 40% menores e acontecem de forma mais rápida, em segundo plano. Inicializar o sistema operacional também será uma tarefa mais rápida, assim como a navegação pela internet – através do Microsoft Edge ou de navegadores concorrentes.

Integração com Teams

Windows 11 Teams Integration Screen 1000x562 1

Aplicativos de rápido crescimento na indústria, o Microsoft Teams passa a ter mais protagonismo dentro do Windows 11. Na nova versão do sistema operacional, o aplicativo de comunicação e colaboração estará integrado diretamente à barra de tarefas e permitirá fácil acesso à lista de contatos.

O atalho permitirá ao usuário se conectar instantaneamente por meio de texto, chat, voz ou vídeo com seus contatos, em qualquer lugar, não importando a plataforma ou dispositivo que esteja usando, no Windows, Android ou iOS. Se a pessoa com quem você está se conectando não tiver baixado o aplicativo do Teams, você ainda poderá se conectar por meio de SMS bidirecional.

Puxado pela demanda por produtividade remota, o Microsoft Teams conta hoje com mais de 145 milhões de usuários ativos diários.

Nova Loja do Windows e integração com apps Android

Store Image 4 1000x667 1

A visão da Microsoft de tornar o Windows 11 uma plataforma mais aberta para criadores e consumidores se reflete em duas novidades do sistema: uma nova loja de aplicativos e a integração de apps Android.

A partir do Windows 11, desenvolvedores e fornecedores de software independentes (ISVs) poderão trazer aplicativos ao OS independentemente de serem criados como Win32, Progressive Web App (PWA), Universal Windows App (UWP) ou qualquer outro framework de aplicativo.

A Microsoft Store foi reprojetada e oferecerá suporte a uma série de aplicativos que não estavam disponíveis na versão anterior da loja do Windows, como a Adobe Creative Suite. Os desenvolvedores poderão usar seus próprios “motores de comércio” e sistemas de pagamento na loja. Segundo a Microsoft, não haverá nenhuma cobrança de taxas em cima das receitas de vendas realizadas.

Leia também: Microsoft cresce receita em 19% com nuvem, Xbox e Surface

Aplicativos Android, por sua vez, rodarão no Windows 11 de forma nativa e também poderão ser baixados a partir da loja prórpia do sistema operacional. A entrega será feita através da loja de aplicativos da Amazon, que está disponível no Android. A tecnologia que habilita a integração é a Intel Bridge.

Assim como qualquer outro programa instalado em máquinas Windows, o apps Android podem ser fixados na barra da tarefas ou conectados a outros apps do Windows através da função “Snap”.

Data de lançamento

A Microsoft ainda não divulgou a data de lançamento do Windows 11. Quando lançado, no entanto, o sistema operacional será uma atualização gratuita para usuários do Windows 10.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.