Com tecnologia, Docile inicia digitalização e realiza mudança de cultura

Companhia modernizou processo de recrutamento, diminuindo em 60% o tempo gasto em tarefas e com os custos da implementação já pagos

Author Photo
1:00 pm - 15 de julho de 2020

Fundada em 1991, a Docile atua na área de guloseimas, produzindo 2,6 milhões de produtos que vão de pastilha a marshmallows, exportando para mais de 60 países.

Com 900 colaboradores, até 2019 todas as atividades relacionadas à gestão de pessoas eram feitas de forma manual, por meio de planilhas e com dados registrados em papéis. 

Para otimizar esse departamento, a empresa decidiu utilizar o ano passado para realizar o processo de digitalização da área. Realizado em parceria com a Senior, o projeto de modernização levou 10 meses para implantação de todos módulos de RH e 4 meses para implantação dos módulos de RT, que inclui folha, benefícios e ponto eletrônico.  

Mesmo recente, a companhia já consegue aferir um custo benefício bastante significativo. “Ter todo o processo manual era um problema para nós. Isso inclui avaliação de desempenho, pesquisa de clima, recrutamento e seleção, etc”, destaca a Gerente de Recursos Humanos da Docile, Anete Diehl Martins. 

“Um formato de trabalho que nos tirava agilidade e que nos fazia acumular muitos papéis. Hoje o investimento que realizamos para otimizar os nossos processos está totalmente pago, já que o aumento significativo da nossa produtividade é o nosso principal benefício hoje”, completa. 

Tarefas que vão do fechamento do ponto à gestão de portaria, passado pelo controle de férias, feedbacks, atualização de informações cadastrais e avaliação de competências, também foram digitalizadas.

No geral, a implementação reduziu em 60% o tempo para fazer um processo e reduziu consideravelmente o tempo gasto para a arquivação de documentos. 

Novo serviço, nova cultura 

Com uma população de 78 mil habitantes, Lajeado se encontra no interior do Rio Grande do Sul e a Docile é uma das principais empresas da região.

Por conta deste contexto, a digitalização de seu setor de Recursos Humanos também está impactando os hábitos dos cidadãos, que antes levavam uma cópia física do seu currículo diretamente à fábrica e, depois da modernização, estão sendo orientados a utilizar os canais on-line da companhia para se candidatarem. 

“Quando os interessados em vagas entram em contato conosco informamos de forma bastante prática quais são os meios de comunicação, e iniciamos os processos online, algo que também se faz necessário neste momento de pandemia Covid-19. Sentimos que estamos trazendo práticas digitais novas para a nossa região, e temos muito orgulho de iniciar esse movimento”, afirma Martins. 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.