Com segunda maior densidade de empreendedores de TI, Florianópolis atrai empresas de outras regiões

Fintech Asaas, de Joinville, abre operações na Capital catarinense instigada pelo ecossistema maduro da cidade

Author Photo
2:27 pm - 02 de agosto de 2018
5 processos inovadores para contratação de talentos

Florianópolis possui a segunda maior densidade de empreendedores no setor de tecnologia no Brasil, atrás apenas de São Paulo, de acordo com o estudo Observatório, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Apesar da capital paulista ter um pouco mais do que o dobro da população da capital catarinense, a diferença do número de empreendedores nesse setor a cada 100 mil habitantes entre as duas é pouca: São Paulo tem uma densidade de 828 pessoas empreendendo em TI e Florianópolis, 750.

De olho no ecossistema aquecido de startups da ilha, a Asaas, nascente em tecnologia de Joinville (SC) que tem uma plataforma de gestão de cobranças e pagamentos para MEIs e pequenas empresas, abre sua primeira unidade comercial fora da cidade natal, em Florianópolis.

Piero Contezini, CEO da Asaas, explica que a possibilidade de se conectar com o ambiente inovador motivou a expansão. “O protagonismo de Florianópolis no cenário nacional de startups naturalmente atrai mais agentes do setor para a cidade. Queremos estar perto desse movimento e aproveitar as oportunidades de conexão com potenciais clientes e parceiros”, destaca Piero.

De olho no mercado

O primeiro profissional da empresa a se instalar na Capital em tempo integral é um business developer, ou simplesmente bizdev. Comum em empresas de tecnologia, a função desse colaborador é desenvolver o mercado, fazer conexões com possíveis clientes e gerar novas parcerias. Trazido de uma grande empresa nacional do setor de meios de pagamento, o bizdev da Asaas em Florianópolis terá a função de abrir uma frente da startup na cidade.

“Escolhemos esse perfil de profissional para iniciarmos nossas operações na Capital por ele ter uma visão estratégica de mercado de pagamentos e facilidade de relacionamento. Assim, conseguiremos entender as oportunidades e aproveitar as vantagens de estarmos inseridos neste rico ecossistema mais rapidamente”, explica Piero.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.