Com salto do PC as Service, Microcity conquista melhor ano de sua história

Crescimento expressivo em 2020 consolida sucesso de projeto liderado pelo CEO Renato Dias de Castro, reconhecido pelo prêmio Executivo de TI do Ano

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7:29 pm - 22 de abril de 2021

A trajetória de Renato Dias de Castro na Microcity atravessa uma década edificada por episódios marcantes. Um deles refere-se a um passo importante em sua carreira, quando foi promovido de CFO a CEO da empresa de brasileira de outsourcing de TI há dois anos, dando sequência ao trabalho do fundador Luis Carlos Nacif. E foi como diretor-geral que o executivo esteve à frente da companhia em um período extremamente desafiador, que acabou se mostrando ser o melhor ano da história da Microcity.

“Em oito anos na gestão das finanças da empresa, busquei ampliar meus conhecimentos sobre o negócio e o mercado”, compartilha o executivo formado em Contabilidade e acumula 30 anos de carreira e passagens por organizações como Instituto Hermes Pardini e Coca-Cola Company. “Contei com a tutoria do fundador e presidente da Microcity, Luis Carlos Nacif, que fez toda uma curadoria para que eu absorvesse os conhecimentos necessários para assumir a operação dos negócios e liderar cerca de 350 funcionários”.

Batizado de ‘Turn the Game’, o planejamento estratégico para 2020 apresentava uma evolução da estratégia traçada no ano anterior, que refletia a ampliação dos esforços de prospecção e posicionamento da oferta carro-chefe da companhia, o PC as a Service. Pela condução do projeto, Castro foi reconhecido como Executivo de TI do Ano 2021 para a Indústria, na categoria Aumento de Receita.

Virando o jogo

Ao longo das últimas três décadas, a Microcity, com sede em Belo Horizonte, foi pioneira no segmento de outsourcing de TI. De olho em novos entrantes nesse mercado, a organização decidiu reforçar, ainda em 2019, seu foco de atuação em PC as Service, que consiste na locação do equipamento com serviços embarcados para diversos segmentos.

Para 2020, o projeto ‘Turn the Game’ apresentou um plano destinado a fortalecer os principais pilares da oferta líder, apoiado pelo desenvolvimento de uma metodologia para crescimento e fidelização da base de clientes e pela automatização e melhoria de processos para criação de informações inteligentes de gestão.

Eis que em março do último ano, o mundo inteiro foi surpreendido pela pandemia do coronavírus. E a Microcity virou o jogo: o que poderia ter se tornado um contratempo, acabou sendo a força motriz para impulsionar o PCaaS como uma das principais estratégias de investimento em tecnologia das empresas.

As medidas de isolamento social provocaram uma corrida para o modelo home office e alavancaram o volume de demanda por locação e outros serviços, como manutenção e segurança de equipamentos. Contratos que antes levavam seis meses de negociação, passaram a ser fechados em um mês.

“A Microcity não apenas estava preparada por sua experiência de quase 40 anos na oferta de infraestrutura como serviço, mas também pelo forte investimento realizado nos últimos dois anos”, examina o diretor geral, salientando o investimento de R$ 85 milhões na ampliação do parque de dispositivos gerenciados em 2020, apesar da variação cambial. Desse modo, a companhia encerrou o ano de 2020 com mais de meio bilhão de reais em receita recorrente anual, um crescimento de 24%.

A performance expressiva, segundo Dias, consolida os resultados do plano ‘Turn the Game’. “Um ponto-chave é nossa capacidade de reagir rápido às incertezas, adequar e ajustar a rota com agilidade, criatividade e flexibilidade para compreender as necessidades dos diversos steakholders”.

Com o plano em andamento, a empresa conseguiu se adequar para colocar 85% dos colaboradores trabalhando de casa até 20 de março e aderiu ao movimento #NãoDemita, garantindo a empregabilidade durante a pandemia. Flexibilizou pagamentos e renegociou contratos para apoiar clientes, além de manter a disponibilidade da sua operação de TI em qualquer lugar. Simultanemante, lançou os módulos de segurança, proteção e gerenciamento para PCaaS.

“Eu me sinto privilegiado por ter liderado o time da Microcity nesse projeto e nesse momento tão difícil, conseguindo manter a empregabilidade, crescer, contratar, sustentar a operação e aumentar a produtividade”, analisa o CEO. “Temos um time maduro, uma diretoria competente e cada um tem sua contribuição nisso. Tiro como maior aprendizado a capacidade de adaptação do ser humano – tudo é possível”.

Futuro híbrido

Mais que uma onda, o home office veio para ficar, ao passo que as empresas agora se preparam para um modelo híbrido, no qual colaboradores trabalham remotamente durante alguns dias e presencialmente em outros. Na visão do diretor geral, o contexto da pandemia provou que o outsourcing de TI não é apenas para grandes corporações, mas também está ao alcance das pequenas e médias – segmento que oxigenou a base de clientes e fomentou novos negócios para a Microcity.

Como foco em 2021, o planejamento foi revisto e ganhou o nome ‘Make a Lemonade’. “Ainda temos um ano de incógnita pela frente, mas o setor de TI continua sendo foco de investimentos e nossa empresa já apresenta um crescimento expressivo. Vamos buscar fazer uma limonada com os limões que esse cenário adverso nos oferece”.

Finalistas Executivo de TI do Ano 2021 – Indústria

Categoria Aumento de Receita – CEO

Vencedor – Renato Dias Castro – CEO, Microcity

Finalista – Dennis Herszkowicz – Presidente, TOTVS

Finalista – Marco Aurelio Leone Fernandes – Vice-presidente e CGM Micro Focus

 

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