Com RPA, Gol agiliza atualização de dados de voos

Processo que consumia 20 dias passou a ser realizado em quatro horas

Author Photo
12:06 pm - 28 de novembro de 2019
GOL libera recurso para realização de check-in via Twitter

A Gol Linhas Aéreas diminuiu de 20 dias para quatro horas o tempo de disponibilização da programação de seus voos com a solução ARIS RPA da Software AG (powered by Kryon). Além de aprimorar sua eficiência operacional, a Companhia aumentou a produtividade de sua equipe otimizando sensivelmente a atuação dos profissionais especializados, que passaram a dedicar mais tempo a melhorias e a demandas mais estratégicas.

Segundo Paulo Palaia, CIO da GOL e diretor do GOLlabs, o gerenciamento da programação de voos é um processo complexo para o setor. A companhia utilizava um sistema para gerenciar a malha aérea e outro para reservas e emissão de bilhetes para venda.

“Tínhamos dois sistemas distintos para realizar este procedimento crucial para nossa operação. No entanto, eles não eram integrados e geravam centenas de atualizações diárias com dados para reserva e emissão de bilhetes. Esse processo tomava muito tempo da equipe responsável e demandava a realização de rechecagem das informações manualmente por dezenas de profissionais altamente qualificados. Essa indisponibilidade de informação impactava na oferta de bilhetes aéreos e na tomada de decisão de negócios para o planejamento de novas rotas, oportunidades comerciais etc”, explica.

O departamento de TI da GOL realizou diversas tentativas de solucionar essa questão de integração com abordagens convencionais, que decidiu não levar , principalmente devido à complexidade da demanda e ao alto custo de implementação.

Em dezembro de 2018, a Software AG conduziu uma prova de conceito (POC) na GOL demonstrando a capacidade da automação robótica de processos da solução ARIS RPA. A solução foi testada com o objetivo de realizar todas as integrações necessárias entre os sistemas de gerenciamento de malha aérea e de reserva e emissão de bilhetes.

“Nós operamos cerca de 750 voos por dia e até mil voos/dia durante a alta temporada. Anteriormente, com a necessidade de uma rechecagem dos voos feita de forma manual, nosso processo de atualização dos dados da programação dos voos durava até 20 dias. Hoje, com o RPA, fazemos este trabalho em 4 horas, coordenando mais de 300 mil voos por ano com maior eficácia” explica o CIO.

Com a melhoria da eficiência operacional e da produtividade, a equipe de profissionais especializados parou de direcionar atenção a tarefas repetitivas. Com a solução, eles passaram a utilizar seu tempo para desenvolvimento e busca por soluções inovadoras e à criação de novas oportunidades de negócio para a Companhia.

Próximos passos

A GOL identificou dezenas de processos com grande potencial de melhoria operacional. “Agora, além de TI, várias outras áreas da GOL querem adotar a solução ARIS RPA. Outros processos deverão ser automatizados até o final de 2019”, aponta o CIO que complementa: “Inovação e busca por excelência operacional está em nosso DNA. Agora, temos a capacidade de dar respostas mais rápidas a situações não-programadas, por exemplo. Com isso, conseguimos oferecer melhores serviços ao mesmo tempo que reduzimos custos”, celebra Palaia.

“Eficiência operacional é um dos nossos principais propósitos, e aliados a isso ainda oferecemos a melhor experiência aos nossos Clientes, com serviços de bebidas e diferentes opções de snacks gratuitos, TV ao vivo, Entretenimento, wi-fi para todos os destinos, assentos mais ergonômicos e conforto a bordo etc”, finaliza o executivo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.