Com projeto de vendas inteligentes, CTO da Tigre destaca-se em prêmio

Eli Miranda desenvolveu projetos que permitiu redução de estoque ocioso e vendas assertivas com o uso de inteligência artificial

Author Photo
8:10 pm - 18 de março de 2020

Com quase 80 anos de existência, a Tigre precisava se converter ao mundo digital. E esse foi um dos principais desafios do ganhador do prêmio Executivo de TI do Ano 2020, da IT Mídia em parceria com a Korn Ferry, na categoria Indústria de Engenharia e Construção, Eli Miranda, CTO Global da empresa.  

Ele investiu na carreira de empreendedor e passou por diferentes setores até incorporar uma grande empresa do setor de tabagismo, onde iniciou sua trilha na TI corporativa. Anos depois, abriu mão de uma função de escopo global pela autonomia de trabalho que lhe foi oferecido pela Tigre. 

Era uma empresa que não tinha uma cultura de tecnologia como estratégia de negócios e nós conseguimos criar modelos para isso. Pude associar valor econômico à experiência digital”, conta. Segundo o executivo, as iniciativas na área estão transformando os negócios da empresa. 

O programa desenvolvido por ele partiu da introdução da inteligência artificial nos processos de planejamento e inteligência de vendas até a centralização de funções de backoffice com robotização/automatização de processos. 

O programa teve como pilares os objetivos de longo prazo da organização, no qual criar uma empresa inteligente passa, necessariamente, por trazer ciência de dados e alcance digital para a força de vendas, um planejamento de vendas mais assertivo – com modelos preditivos -, e uma central de serviços que pudesse operar de forma mais eficiente os processos de backoffice. Tudo isso suportado por uma infraestrutura que permitisse colaboração móvel, anytimeanywhere”, explica. 

Miranda conta que entre os desafios que encontrou estava o de apresentar aos outros executivos que não são da área o que acontece no mercado de TI. “A maioria das pessoas ainda não entende o que está acontecendo. Elas só descobrem que queriam aquilo quando quebram. Então nosso propósito é prototipar o futuro e mostrar o que poderia ser. Quando você consegue compor um case inteligente mostrando que aquilo traz crescimento econômico para corporação fica mais fácilO segredo é saber como a tecnologia consegue gerar crescimento econômico”, diz. 

Projetos 

O executivo desenvolveu seis projetos no decorrer de 2019 que aceleraram esse processo de migração digital da Tigre e renderam milhões à empresaEntre os que mais se destacaram está Tigre Garra 

A ferramenta consiste na venda B2B com o auxílio da inteligência artificial e tem como principal motor de crescimento um algoritmo de pedido sugerido e desconto escalonado, quleva em consideração os estoques e compras passadas do cliente, bem como cesta inteligente do segmento e os produtos que se costuma comprar na região.  

O crescimento da indústria de materiais de construção em 2019 foi de, aproximadamente, 2% e a Tigre cresceu um percentual significativamente maior. Deste crescimento, R$ 8,9 milhões podem ser associados diretamente às ferramentas de vendas implementadas”, diz o CTO.   

Também em destaque está o o projeto S&OPque consta na transformação de um modelo de planejamento de vendas baseado em planilhas para um modelo preditivo, com estatística avançada e colaboração em tempo real de vendas. A estratégia trouxe uma redução de estoque da empresa na ordem de R$ 27 milhões. “Um estoque mais eficiente nos garante não só melhor gestão de caixa, como musculatura financeira para investir ainda mais em inteligência de vendas”, diz.  

Outros projetos também foram desenvolvidos pela TI da Tigre e fizeram parte desse escopo, entre eles o CSC, transição dos processos de backoffice para um modelo de BPO inteligente com RPA e autosserviço aos clientes, parceiros e colaboradores; e o Garra Digital, que envolve diferentes ferramentas digitais para otimizar os processos de serviços internos da empresa, bem como migração do data center para a nuvem.  

“Em relação a todos os projetos do programa, acredito que o maior aprendizado é o pensamento no usuário. Saber definir desde o início o motivo e para quem está sendo construído o futuro preferido. Ao longo da jornada, tivemos erros e acertos e fica nítido que quando a experiência do usuário é bem desenhada e construída, a adesão é exponencial”, diz o CTO.   

Finalistas do prêmio Executivo de TI do Ano 2020, na categoria Indústria de Engenharia e Construção 

1º Eli Miranda, Tigre 

 Humberto Shida, Votorantim Cimentos 

 Igor Gomes, Construtora Tenda 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.