Com projeto de TI, Grupo CCR avança mudança cultural corporativa

Para Jean Prisco, diretor de TI da EngelogTec, quebra de paradigmas exige capacitação de uma equipe multidisciplinar

Author Photo
3:18 pm - 16 de julho de 2021

Filho de um professor com experiência em mercado da área de economia e finanças, e de uma psicóloga corporativa com experiência em gestão de pessoas, Jean Prisco teve uma educação muito voltada aos estudos. A soma de sua educação formal e informal, com a experiência adquirida em diferentes cadeiras do Grupo CCR, companhia de infraestrutura com foco em mobilidade, o levou a traçar uma carreira focada no conhecimento. Hoje, o analista de sistemas é Diretor de Tecnologia da EngelogTec, diretoria de Tecnologia da CCR, onde desenvolveu um centro de competência Lean Agile.

Prisco conta que sua trajetória foi de crescimento junto com a empresa, que entrou através do programa de trainee. De lá para cá, teve a oportunidade de expandir seu networking interno e sua atuação no Grupo, passando por diversas cadeiras de liderança dentro da CCR, até ser convidado para assumir um cargo de gestão na EngelogTec.

Então, em meados de 2020, a empresa passava por mudanças que o levam a assumir uma cadeira à frente da gestão dos sistemas e soluções de receitas, enquanto a empresa estava dando início a uma iniciativa de atuação de forma mais estruturada com times ágeis. Foi então que nasceu a ideia do Projeto Lean Agile School CCR – Disseminação de Conhecimento e Mindset Lean e Ágil, que deu a Prisco o prêmio Executivo de TI do Ano, na categoria Talentos. A premiação é promovida pela IT Mídia. Relembre todos os vencedores aqui.

“Na medida que começamos a trazer o conceito agile para dentro, as unidades de negócio começaram a gostar da ideia, porque uma vez que você propõe a implantação de um projeto que não acontece mais no modelo cascata, com uma grande equipe alocada, você consegue dar mais agilidade, trabalhar com entregas parciais e reduzir o time to market das entregas”, diz Prisco.

No entanto, essa quebra de paradigmas exige capacitação de uma equipe multidisciplinar, para disseminar a mentalidade e os conceitos para todo o Grupo, inclusive promovendo uma mudança cultural na corporação. Além disso, Prisco conta que a empresa enfrentava a pandemia e altas taxas de turnover, precisando, urgentemente, reter conhecimento e talentos, assim como atrair profissionais do mercado com o perfil das equipes ágeis.

Leia o perfil completo no IT Forum.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.