Rumo à mudança cultural corporativa, projeto de TI ganha todo Grupo CCR

Centro de excelência multiplica conhecimento e ajuda organização a adotar métodos e ferramentas Lean e Agile em seus processos 

Author Photo
8:06 pm - 22 de abril de 2021

Filho de um professor com experiência em mercado da área de economia e finanças, e de uma psicóloga corporativa com experiência em gestão de pessoas, Jean Prisco teve uma educação muito voltada aos estudos. A soma de sua educação formal e informal, com a experiência adquirida em diferentes cadeiras do Grupo CCR, companhia de infraestrutura com foco em mobilidade, o levou a traçar uma carreira focada no conhecimento. Hoje, o analista de sistemas é Diretor de Tecnologia da EngelogTec, diretoria de Tecnologia da CCR, onde desenvolveu um centro de competência Lean Agile.

Prisco conta que sua trajetória foi de crescimento junto com a empresa, que entrou através do programa de trainee. De lá para cá, teve a oportunidade de expandir seu networking interno e sua atuação no Grupo, passando por diversas cadeiras de liderança dentro da CCR, até ser convidado para assumir um cargo de gestão na EngelogTec.

Então, em meados de 2020, a empresa passava por mudanças que o levam a assumir uma cadeira à frente da gestão dos sistemas e soluções de receitas, enquanto a empresa estava dando início a uma iniciativa de atuação de forma mais estruturada com times ágeis. Foi então que nasceu a ideia do Projeto Lean Agile School CCR – Disseminação de Conhecimento e Mindset Lean e Ágil, que deu a Prisco o Prêmio Executivo de TI do Ano, na categoria Talentos.

“Na medida que começamos a trazer o conceito agile para dentro, as unidades de negócio começaram a gostar da ideia, porque uma vez que você propõe a implantação de um projeto que não acontece mais no modelo cascata, com uma grande equipe alocada, você consegue dar mais agilidade, trabalhar com entregas parciais e reduzir o time to market das entregas”, diz Prisco.

No entanto, essa quebra de paradigmas exige capacitação de uma equipe multidisciplinar, para disseminar a mentalidade e os conceitos para todo o Grupo, inclusive promovendo uma mudança cultural na corporação. Além disso, Prisco conta que a empresa enfrentava a pandemia e altas taxas de turnover, precisando, urgentemente, reter conhecimento e talentos, assim como atrair profissionais do mercado com o perfil das equipes ágeis.

Desenvolvimento da LAS

Foram aproximadamente dois meses de execução do projeto para estabelecimento da Lean Agile School (LAS). Neste período, a equipe ficou dedicada exclusivamente para definição do modelo de atuação e processos.

Como ponto de partida, foram mapeadas as expectativas, necessidades, comportamentos e atributos dos potenciais clientes da LAS, usando o mapa de empatia como ferramenta para concepção do modelo. Em seguida, buscou-se dar o panorama geral dos objetivos e abrangência, recursos, e planejar as atividades necessárias de todos os envolvidos – por meio do desenvolvimento de um business model canvas.

Depois, foram definidos os papéis e responsabilidades no time usando conceito de matriz RACI, e então foi estabelecido o formato de acompanhamento da evolução e backlog de atividades usando um Kanban colaborativo em formato digital, conta Prisco. Após a concepção das últimas atividades, o projeto foi concluído e apresentado a toda empresa.

Resultados

A LAS capacitou mais de 250 pessoas, entre colaboradores, fornecedores e parceiros envolvidos em projetos da empresa. Neste contexto, os membros do time da LAS, juntamente com outros colaboradores já capacitados, habilitaram 14 novos times ágeis para realizar entregas de novas soluções para as áreas de negócios. Também foi registrado uma redução relevante na evasão de colaboradores, bem como foi possível constituir um pool de talentos nos papéis essenciais dos times ágeis dentro da empresa.

“Estabelecer um processo que incentiva as pessoas a se capacitarem e buscarem o aprendizado ao longo da vida tem feito com que se sintam mais confiantes para serem protagonistas, agregando mais valor para suas equipes e para a empresa”, diz Prisco.

Depois desse avanço, e do projeto ganhar a atenção de todo o Grupo CCR, agora a equipe conta com participação mais ativa do RH e espera um novo profissional de educação corporativa para expandir a atuação multidisciplinar da LAS.

Finalistas Executivo de TI do Ano 2021 – CIOs

Categoria: Talentos

Vencedor – Jean Francisco Pigatti Prisco – Diretor de TI, CCR EngelogTec

Finalista – Fernando Bacchin – Gerente de TI, Techint Engenharia e Construção

Finalista – Helder Willi Kohs – CIO, Continental

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.