Com pandemia, 80% das empresas brasileiras dizem ser dependentes de dados

Estudo da Experian no Brasil, EUA e Reino Unido mostra que demanda por dados aumentou na pandemia, mas qualidade ainda é desafio

Author Photo
6:18 pm - 28 de maio de 2021
ciência de dados

Para 80% das empresas brasileiras, a transformação digital acelerada durante o período da pandemia aumentou a dependência que elas têm de dados de negócio. É um número maior do que nos EUA (70%) e Reino Unido (72%). É o que revela um estudo feito pela Experian nos três países.

No entanto, pouco mais da metade desse total (ou 48%) observaram o aumento e conseguiram atender a demanda, enquanto 35% enfrentaram dificuldades. A média global é de 84%. O movimento é impulsionado principalmente pela mudança de comportamento dos consumidores, que passaram a priorizar compras e outras experiências online.

Apesar da maior dependência e da necessidade de insights confiáveis para a tomada de decisão, os negócios ainda enfrentam dificuldades com a qualidade das informações capturadas de consumidores e empresas. O relatório aponta que 32% das companhias no mundo dizem que esses dados são imprecisos e que 55% dos líderes não confiam nas respostas.

Leia mais: Levantamento: Brasil tem 66 govtechs, startups especialistas em governo

Por isso, mais da metade dos participantes afirmam que melhorar a qualidade é uma prioridade – no Brasil, o número de respondentes chega a 62%. Outra falha causada pela falta de qualidade dos dados é a falta de agilidade: 54% dos brasileiros admitiram o problema, o que acabou impactando na resposta às mudanças geradas pela pandemia. O Reino Unido foi o mais afetado, uma vez que 64% fizeram esta afirmação, e nos Estados Unidos foram 62%.

Caminhos da qualidade

Para reduzir o problema, o relatório indica alguns caminhos tomados pelas empresas. A maior parte delas afirma ter um problema com falta de habilidade dos profissionais para lerem os dados (62% no mundo e 59% no Brasil). Por isso, 8 em cada dez dizem estar contratando pessoas para funções dedicadas aos dados nos próximos seis meses, pela média global.

Outro ponto de melhoria sinalizado no relatório é a oferta de mais tecnologia para as equipes – 77% dos líderes no Brasil e 82% no mundo.

O estudo foi realizado em novembro de 2020 pela Insight Avenue para a Experian e entrevistou mais de 700 pessoas nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil com cargos de liderança em diferentes departamentos, como finanças, tecnologia, operações, atendimento ao consumidor, gerenciamento de dados, entre outros.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.