Com novo processador de 10 nanômetros, Qualcomm leva realidade virtual para o celular

Author Photo
4:19 pm - 04 de janeiro de 2017
Com novo processador de 10 nanômetros

O domínio da Qualcomm no cenário móvel parece não dar fôlego para a concorrência. Impulsionada por resultados financeiros recentes e pelo avanço em internet das coisas e projetos como carros conectados – a maioria das principais montadoras usam algum produto da fabricante em seus projetos -, a empresa apresentou durante a CES 2017, em Las Vegas, o primeiro processador móvel de 10 nanômetros. Além de conhecidos benefícios como velocidade de processamentos e economia de energia, o Snapdragon 835 inova ao trazer em seu core capacidades como a de realidade virtual, o que deve provocar mais transformações no mercado de smartphones.

Como explicou durante o anúncio Keith Kressin, vice-presidente da Qualcomm, trata-se de um processador pensado para a próxima geração de entretenimento e multimídia móvel. O desempenho e a redução do consumo de energia permitirá, por exemplo, smartphones ainda mais finos e com baterias de fato com maior duração. 

O desenvolvimento do 835 levou em consideração cinco pontos: duração de bateria, captura, conectividade e segurança e machine learning. A Qualcomm calcula que o novo processador consuma 25% menos bateria que seu antecessor, além disso, com cinco minutos de carga o usuário garantirá 5 hora de conversação. 

No campo da captura, o chip traz tecnologia para captura de imagines inteligente e estabilizador de foto e vídeo, em conectividade, eleva o padrão de acesso à internet pelo smartphone trazendo para o mundo móvel a velocidade da fibra, já em segurança a novidade fica por conta das autenticações biométricas, reconhecimento de íris, rosto e voz.

Mas o grande frisson do anúncio da Qualcomm está no que o executivo chamou de grande experiência imersiva. O Snapdragon 835 permite gráficos até 25% mais rápidos, baixa latência e computação heterogênea para atender às demandas de processamento de realidades virtual e aumentada. 

*O IT Forum 365 viajou a Las Vegas a convite da CTA, organizadora da CES


Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.