Com nova Platform Plus, Red Hat OpenShift aumenta segurança e capacidade de gerenciamento

Nova versão do OpenShift visa ajudar os clientes a proteger e gerenciar seus clusters Kubernetes em uma variedade de ambientes

Author Photo
11:03 am - 30 de abril de 2021

A Red Hat anunciou uma nova opção para sua plataforma de contêiner OpenShift no Red Hat Summit virtual desta semana, chamada Platform Plus, com foco em ajudar os clientes a proteger e gerenciar mais facilmente seus clusters Kubernetes, independentemente do ambiente em que são executados.

Com o Platform Plus, a Red Hat está focando sua atenção na observabilidade e segurança, com Arvind Krishna, CEO da IBM, controladora da Red Hat, declarando durante a apresentação que considera a segurança cibernética o “problema da década” na computação corporativa.

Os recursos do OpenShift Platform Plus incluem:

  • Red Hat Advanced Cluster Security para Kubernetes, que se baseia na aquisição do fornecedor especialista StackRox realizada no início deste ano para aprimorar a segurança da infraestrutura e das cargas de trabalho em todo o ciclo de vida do aplicativo.
  • Red Hat Advanced Cluster Management para Kubernetes, para visibilidade de ponta a ponta, gerenciamento e controle de clusters Kubernetes em ambientes híbridos e multicloud.
  • Red Hat Quay, um registro de contêiner global, escalonável e seguro para um pipeline de construção consistente que abrange infraestruturas.

“Vejo um foco mais predominante na segurança e na ativação de várias nuvens com este produto”, disse Arun Chandrasekaran, Analista do Gartner. “A segurança continua sendo uma questão prioritária para líderes de plataforma e CIOs no espaço de contêineres, à medida que buscam melhor segurança e controles mais automatizados em ambientes de construção e tempo de execução. A segurança não pode ser deixada de lado no mundo do contêiner, devido ao grande dinamismo e à natureza efêmera das cargas de trabalho em contêineres – ela deve ser totalmente integrada ao fluxo de trabalho devops, também conhecido como devsecops”.

Pelas nossas contas, o Red Hat agora oferece três versões do OpenShift autogerenciado: o Kubernetes Engine básico, o OpenShift Container Platform e agora o Platform Plus. A Red Hat também oferece quatro opções de Kubernetes gerenciadas, hospedadas no Microsoft Azure, AWS, IBM Cloud e OpenShift Dedicated, que podem ser hospedadas na AWS ou no Google Cloud.

À medida que mais e mais empresas percebem que gerenciar Kubernetes é difícil, os fornecedores de nuvem procuram competir em simplicidade, funcionalidade e escolha. De acordo com o relatório “2021 State of Cloud”, da Flexera, 30% dos entrevistados corporativos já usam o OpenShift de alguma maneira, tornando-o a quarta opção gerenciada mais popular atrás dos três grandes provedores de nuvem.

O OpenShift Platform Plus está programado para disponibilidade geral no segundo trimestre de 2021, provavelmente em maio. Será um custo adicional para a plataforma OpenShift Container existente, com descontos para pacotes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.